10 hábitos para ajudar a prevenir a pressão alta
Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa e sem cura. Ela pode ser causada por diversos motivos como obesidade, consumo excessivo de sal e tabagismo. No entanto, a boa notícia é que ela pode ser prevenida com medidas simples no dia a dia. Confira!
Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock
1. Pratique atividade física
A atividade física é um dos melhores métodos para manter o corpo saudável e, quando se trata de pressão alta, não é diferente. A prática regular ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a função do sistema cardiovascular, favorecendo o sistema imunológico.
Foto: Pressmaster | Shutterstock
2. Reduza o consumo de sal
Segundo a nutricionista Elaine Pavosqui, o sal puxa a água, ou seja, retém líquidos. "Com isso, o sangue fica mais ‘viscoso’ e com maior dificuldade de passar pelos vasos sanguíneos. Esse aumento crônico da pressão dentro dos vasos leva à hipertensão arterial".
Foto: Melica | Shutterstock
3. Limite a ingestão de álcool e cafeína
Tanto o álcool quanto a cafeína são bebidas que podem aumentar significativamente os níveis da pressão, porque estimulam o sistema nervoso e a liberação de hormônios que causam o estreitamento das artérias e um aumento na frequência cardíaca.
Foto: Pixel-Shot | Shutterstock
4. Mantenha uma dieta saudável
A nutricionista Flávia da Silva Santos explica que as frutas contém substâncias com propriedades antioxidantes que participam da manutenção da boa circulação sanguínea, protegendo contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares associadas à hipertensão.
Foto: Anton Vierietin | Shutterstock
5. Controle o seu peso
O excesso de peso está frequentemente associado a uma série de fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial, resultandoslotscalendarhipertensão. Portanto, manter um peso saudável pode ajudar a prevenir a doença.
Foto: lithian | Shutterstock
6. Durma bem
Dormir bem oferece vários benefícios para a prevenção da pressão alta, incluindo redução do estresse e controle hormonal. Do contrário, "aumenta a fome e a irritabilidade, eleva os níveis de pressão arterial, a frequência cardíaca, a taxa de glicemia e reduz o poder de concentração e memória", alerta o nutrólogo Dr. Carlos Portela.
Foto: LightField Studios | Shutterstock
7. Não fume
O tabagismo está associado a diversos problemas de saúde, como estreitamento dos vasos sanguíneos e inflamação crônica nas paredes das artérias e, mesmo que você não fume, os males causados pela substância também podem te afetar se você ficar muito tempo exposto à fumaça do cigarro.
Foto: MikhailPopov | Shutterstock
8. Consuma alimentos ricosslotscalendarvitamina D
A vitamina D possui efeito vasodilatador, o que ajuda a reduzir a resistência ao fluxo sanguíneo, e é ricaslotscalendarpropriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação na parede das artérias.
Foto: Yulia Furman | Shutterstock
9. Cuide da saúde mental
O psiquiatra Ariel Lipman, explica que situações estressantes fazem parte da vida, mas é preciso ficar atento, além de realizar atividades que ajudem a descontrair, como encontrar amigos, fazer exercícios e terapia.
Foto: Rain Art | Shutterstock
10. Visite o médico regularmente
Realizar consultas periódicas com o médico é importante não somente para quem já tem a doença, como também para quem deseja prevenir. Isso porque a prática ajuda a detectar precocemente qualquer aumento da pressão arterial, possibilitando a intervenção antes que a hipertensão se torne um problema mais sério.
Foto: Roman Chazov | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: andreswd/iStock