Insônia no Brasil
Segundo a Associação Brasileira do Sono, a insônia afeta cerca de 73 milhões de brasileiros. Dormir bem é essencial, mas no país, aliás, 72% têm algum tipo de problema relacionado ao sono.
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
Cuidados necessários
A privação do sono afeta diretamente a saúde das pessoas e precisa de acompanhamento adequado. Alguns dos principais problemas causados são... (1/8)
Foto: Drazen / Adobe Stock
Falta de concentração
O desempenho é comprometido pela falta de foco que impacta diretamente produtividade no trabalho e no estudo. (2/8)
Foto: K Abrahams/peopleimages.com / Adobe Stock
Estressemelhor plataforma para apostas esportivasalta
Quando você dorme mal o estresse pode aumentar, isso porque a irritabilidade tende a crescer à medida que o descanso fundamental não é cumprido. A ansiedade também é um dos principais causadores de problemas do sono. (3/8)
Foto: Damir Khabirov / Adobe Stock
Falta de disposição
A sensação de cansaço constante afeta a qualidade de vida e, por conta disso, impacta outros pontos do dia a dia, como raciocínio e memória. 3 sugestões que podem ajudar a melhorar seu descanso. (4/8)
Foto: Yuliia / Adobe Stock
Rotina planejada
Tente evitar estímulos, como beber café à noite, assistir tv ou mexer no celular na cama. As luzes estimulam a produção de cortisol, elemento que pode afetar a chegada do sono. Busque estabelecer uma rotina que propicie um bom ciclo circadiano. (5/8)
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
Exercícios físicos
Fazer ioga, correr ou mesmo incluir a academia como alternativa diária, os exercícios ajudam a liberar substâncias positivas, como a endorfina, e colaboram para a qualidade do sono. Mas atenção ao horário: o exercício também libera adrenalina, que pode prejudicar o sono. (6/8)
Foto: zorandim75 / Adobe Stock
Técnicas de relaxamento
Meditação não serve apenas para refletir, ela também é bastante buscada como forma de relaxar e se preparar para o sono. Há meditações guiadas voltadas para controlar o excesso de pensamentos na hora de dormir. (7/8)
Foto: Liubomir / Adobe Stock
Acompanhamento médico
Existem profissionais especializados que ajudam a entender origem do problema e como tratá-lo. Não faça uso de medicamentos sem orientação apropriada. O bom descanso é fundamental para o bem-estar e atividades cognitivas, fique sempre atento à qualidade do seu sono. (8/8)
Foto: ipopba / Adobe Stock