Após sucessivas mortes, cientistas vão testar vacina contra Fentanilbetnacional oficialhumanos

Foto: reprodução CNN

Pesquisadores da Universidade de Montana, nos EUA, anunciaram que planejam começar,betnacional oficial2024, os testesbetnacional oficialseres humanos para criação de uma vacina que possa combater os efeitos da heroína e do fentanil no organismo.

Foto: reprodução CNN

Recentemente, foi divulgado que o aumento do consumo ilegal de fentanil assola os EUA e já equivale a uma espécie de epidemia, com 300 mortesbetnacional oficialmédia por dia.

Foto: Imagem de Alan Arsenault por Pixabay

A revelação foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórniabetnacional oficialLos Angeles (UCLA), que avaliaram overdoses ocorridas entre 2010 e 2021.

Foto: brainchildvn/Wikimedia Commons

Eles se basearambetnacional oficialdados oficiais compilados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Foto: Domínio público

O Fentanil já causou mais de 600 mil mortesbetnacional oficialduas décadas, devido ao uso excessivo da droga.

Foto: Randy Laybourne Unsplash

Recentemente, uma notícia teve grande repercussão ao envolver um pet cujos donos tinham fentanilbetnacional oficialcasa. Um filhote de pitbull apresentou sintomas de overdose após ter contato com a droga e foi salvo por policiais na Califórnia, EUA.

Foto: reprodução

Segundo os agentes, a droga era de posse dos tutores do animal.

Foto: reprodução

No dia 8/9, o Departamento de Polícia de Irvine compartilhou um vídeo da operaçãobetnacional oficialsuas redes sociais.

Foto: reprodução twitter

Os tutores do cão, Caleb Aaron Gibson, de 29 anos, e Katherine Marylou Menke, de 27 anos, foram presosbetnacional oficialum supermercado sob alegações de maus-tratos ao animal e posse de substância narcótica.

Foto: reprodução

"O cachorrinho dentro do carro foi exposto ao fentanil e começou a apresentar sinais de overdose", disse a polícia.

Foto: reprodução

Segundo as autoridades locais, o cachorro foi medicado com uma dose de Narcan e conseguiu se recuperar pouco tempo depois.

Foto: reprodução

Ao Los Angeles Times, a porta-voz da polícia, Kyle Oldoerp, contou que a dona já conhecia os sintomas porque esta foi a segunda vez que o cachorro teve uma overdose.

Foto: reprodução

De acordo com os registros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o número de óbitos devido a overdoses bateu recordebetnacional oficial2021.

Foto: domínio público

Segundo o órgão, nos EUA, aproximadamente 106 mil pessoas morreram após sofrerem overdose. Desses, cerca de 67% (71 mil) estavam relacionados ao fentanil.

Foto: Tristan Sosteric Unsplash

Para efeito de comparação, houve cerca de 24 mil mortes relacionadas à cocaína e menos de 10 mil associadas à heroína.

Foto: Colin Davis Unsplash

Em fevereiro de 2023, doses de fentanil foram apreendidas pela primeira vez no Brasil, na cidade de Cariacica, Espírito Santo.

Foto: divulgação / polícia militar

A operação, feita pelo Departamento Especializadobetnacional oficialNarcóticos (Denarc) da Polícia Civil, apreendeu 31 frascos da droga.

Foto: reprodução tv gazeta

No Rio de Janeiro,betnacional oficialoutubro de 2023, pacote com inscrição sobre a droga foi apreendido por policiaisbetnacional oficialoperação na Favela da Maré.

Foto: Divulgação Governo do Estado do RJ/Rogério Santana

É grande a preocupação de que essa droga poderosa se alastre pelo Brasil, até por causa da expansão dos traficantes e milicianos no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação Governo do Estado do RJ/Rogério Santana

A preocupação das autoridades levabetnacional oficialconta o poder destrutivo do fentanil. Segundo a Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos, a droga é cerca de 50 vezes mais forte do que a cocaína.

Foto: Dan Meyers Unsplash

Além disso, o fentanil superabetnacional oficial100 vezes a força da morfina, que é um medicamento similar originalmente desenvolvido para fins médicos, mas que passou a ser usado ilegalmente.

Foto: wikimedia commons DanielTahar

A Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos comparou uma dose de fentanil que pode ser letal com o tamanho de uma moeda.

Foto: divulgação / Administração de Repressão às Drogas dos EUA

Em essência, o fentanil é um poderoso analgésico à base de opioides sintético, ou seja, é uma substância química desenvolvidabetnacional oficiallaboratório para aliviar a dor.

Foto: divulgação / Administração de Repressão às Drogas dos EUA

Devido àbetnacional oficialalta potência, o fentanil é usado principalmentebetnacional oficialsituações de dor intensa -- comobetnacional oficialcirurgias -- e para o tratamento de pacientes com câncerbetnacional oficialestágio avançado.

Foto: rawpixel.com freepik

Esse mesmo mecanismo, no entanto, provoca sensações de euforia e de bem-estar, que são extremamente potentes no caso do fentanil.

Foto: lipikstokmedia freepik

Exatamente por não se tratar de uma droga essencialmente ilegal – ou seja, não depende do tráfico –, o fentanil se tornou de fácil acesso para boa parte dos usuários.

Foto: Towfiqu barbhuiya Unsplash

E traficantes também aproveitam para venderbetnacional oficiallarga escala.

Foto: Imagem de Moritz Bechert por Pixabay

A maior parte do fentanil ilegal encontrado nos EUA é traficado a partir do México e usa produtos químicos provenientes da China, de acordo com o governo americano.

Foto: Imagem Freepik

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução CNN