Melhora na pele, humor, lubrificação: os benefícios de parar de beber

Cada vez mais pessoas decidem tirar o álcool da dieta. Geração Z é responsável pela transformação

Foto: master1305

Novo "way of life"

Pesquisas comprovam que os jovens estão bebendo cada vez menos. Um estudo de 2019 realizado no Reino Unido concluiu que 26% das pessoas da geração Z não bebiam; já um estudo de 2020 nos EUA indicou que a quantidade de jovens abstêmios aumentou de 20%jogos que pagam dinheiro de verdade 2024 pagbank28%jogos que pagam dinheiro de verdade 2024 pagbankuma década.

Foto: franckreporter

Gen Z

Essa mudança de comportamento é reflexo da maneira como a gen Z, jovens que nasceram a partir de 1996, enxergam a vida. Mais preocupados com a saúde do que as gerações anteriores, para os zennials o álcool é um inimigo do bem-estar.

Foto: insta_photos

Lista de malefícios

De fato, o álcool não é uma substância que traz inúmeros benefícios à saúde; pelo contrário: pode causar problemas no fígado, dependência, ressaca... A seguir, listamos alguns benefícios que parar de beber pode proporcionar.

Foto: cacio murilo de vasconcelos

Melhora no sono

A digestão do álcool atrapalha a produção do hormônio do sono, a melatonina. Reduzir seu consumo, portanto, causa impacto positivo na hora de dormir.

Foto: TatyanaGl

Skin care

Cerca de 6 meses depois de largar o álcool já é possível reparar na melhora da qualidade da pele de ex-usuários, isso pelo fato do consumo de álcool acelerar a desidratação celular e o processo de envelhecimento.

Foto: Delmaine Donson

Humor

Quando a bebida alcólica é eliminada da dieta, é comum que a pessoa encontre maior equilíbrio emocional, já que o álcool interfere negativamente no nível de estresse pela regulação do cortisol.

Foto: KTV1G1

Cadê o líquido que estava aqui?

Cortar o álcool também ajuda na retenção líquida, uma vez que o organismo encontra um equilíbrio do ADH (hormônio anti-diurético), responsável pelo controle da reabsorção de água pelo organismo.

Foto: Yuri_Arcurs

Lubrificação íntima

O álcool, assim como o tabaco, atrapalha o processo de lubrificação íntima feminina, o que pode causar dor e desconforto nas relações sexuais.

Foto: Obradovic

Como parar?

A nutricionista esportista Renata Brasil dá dicas de como cortar o álcool da rotina. "Não precisa tirar de uma vez, pode reduzir aos poucos. Escolha um dia do final de semana para beber e reduza pela metade. Alternar com água mineral também é uma ótima opção, pois você fica segurando o copo e engana o cérebro", orienta.

Foto: monkeybusinessimages

Siga Terra Você

As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: mihailomilovanovic