Surto de esporotricose

Doença transmitida por gatos está descontrolada; saiba mais

Foto: Herman Delgado/ Unsplash

O que é, o que é

Esporotricose é uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii. É transmitida por gatos, mas infecta também cães e humanos.

Foto: Reprodução/ Ministério da Saúde

Especialista

A situação foi esclarecida pelo infectologista Flávio Telles, coordenador do Comitê de Micologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), segundo a Folha de S. Paulo.

Foto: National Cancer Institute/ Unsplash

Reconhecimento

O Ministério da Saúde também reconhece a situação como "um grave problema de saúde pública". A notificação, no entanto, é feita por estados e sem uniformidade.

Foto: iStock

Números

O Rio de Janeiro, por exemplo, só registra ocorrênciasbotafogo x ceilandia palpitehumanos — foram 760 até setembro de 2023. Já a Bahia considera os dois grupos: 492 humanos contaminados e 770 animais no período.

Foto: iStock

A transmissão

Segundo o MS, a transmissão ocorre de três formas. Uma delas é o contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidente com espinhos.

Foto: Domink Kempf/ Unsplash

A transmissão II

As outras ocorrem quando há contato com vegetaisbotafogo x ceilandia palpitedecomposição e através da mordida ou arranhão de animais doentes, geralmente o gato.

Foto: iStock

Formas clínicas

A esporotricose também tem quatro diferentes formas clínicas. A cutânea, que se caracteriza por uma ou múltiplas lesões nos braços.

Foto: iStock

Mais comum

A linfocutânea, que é mais frequente e se expressa pelo surgimento de nódulos na camada mais profunda da pele.

Foto: iStock

Quadro grave

A extracutânea, que ocorre quando a doença se espalha por outros locais do corpo; e a disseminada, que também se espalha no corpo, mas comprometendo órgãos e sistemas.

Foto: iStock

O tratamento

Depende de avaliação médica, mas costuma ser feito com antifúngicos. Todo o processo dura de três a seis meses ou até a cura do paciente.

Foto: iStock

A prevenção

Recomenda-se o uso de luvas e roupas com manga longa para manusear materiais do solo e de plantas. Além disso, deve-se buscar atendimento médico diante de lesões suspeitas.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock