jogos para 2 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
É cada vez mais comum conhecer pessoas com algum tipo de dor nas costas e quem diz isso é a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o último levantamento, 21,6% dos adultos (34,3 milhões de pessoas) afirmaram sofrer de problemas crônicos de coluna. Em 2013, esse índice totalizava 18,5%. Esse crescimento preocupa especialistas, que julgam o sedentarismo como uma das principais causas.
Os problemas de coluna também são variados, conforme explica Rimon Tannous Elias, que é fisioterapeuta e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera. Por isso, eles podem surgir na região lombar, dorsal ou cervical.
PublicidadeAlém disso, os motivos também são diversificados. "As doenças desenvolvidas nessas áreas ocorrem, geralmente, quando há exageros ao carregar pesos ou no tempo que se gastajogos para 2uma mesma posição ou tarefa", afirma o fisioterapeuta.
Também é preciso ficar de olho na saúde das costas, ainda que ela pareça perfeita. As hérnias de disco, por exemplo, não apresenta sintomas e também pode não provocar dores emjogos para 2fase inicial. Este problema de coluna é atualmente uma das principais causas para afastamento do trabalho e de pedidos de aposentadoria.
É possível prevenir os problemas de coluna?
Um detalhe importante para quem quer evitar dores nas costas é entender que as articulações do corpo são protegidas por musculatura. Nesse sentido, a prática de atividades físicas torna-se benéfica para evitar problemas de coluna. Isso porque o fortalecimento muscular ameniza cargas e também ajuda a prevenir alguns casos.
Rimon também chama atenção para outros cuidados e dá dicas que podem ajudar a prevenir problemas de coluna. Confira abaixo quais são!
Publicidade