aposta 10bet-Dia Mundial da Saúde Mental: 10 dicas para cuidar da mente

aposta 10bet

Cuidar da saúde mental é fundamental para o bem-estar; confira algumas práticas para adotar no dia a dia
10 out 2023 - 05h00
Imagem meramente ilustrativa de um homem meditando na mesa de trabalho
Imagem meramente ilustrativa de um homem meditando na mesa de trabalho
Foto: Prostock / iStock

aposta 10bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Dia Mundial da Saúde Mental tem um significado especial neste ano ao representar o compromisso global por maior conscientização sobre o tema eaposta 10betdefesa como direito universal. "Todos devem ter o direito de viver uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito", lembra a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade reconhece que ainda persiste o estigma, a discriminação e as violações aos direitos humanos. Assim, pessoas que sofrem com questões de saúde mental nem sempre têm acesso a serviços de qualidade, estão sujeitas a práticas coercitivas, tratamento desumano e,aposta 10betalguns casos, até abusos.

Publicidade

Por isso, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) defende que cabe às nações promoverem "iniciativas regulatórias e normativas para apoiar a saúde mental como um direito humano fundamental e, ao mesmo tempo, limitar as práticas que favorecem as violações dos direitos humanos". Como exemplo, a entidade cita o estabelecimento de leis que protejam os cidadãos.

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental?

Instituídaaposta 10bet1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e apoiada pela OMS, a data visa chamar atenção para o assunto, ainda tratado como tabuaposta 10betsociedades como a brasileira.

Desde 2020, a causa ganhou ainda mais importância, pois considera-se que a pandemia de Covid-19 criou também uma crise global de saúde mental. Números citados pelo Senado, por exemplo, indicam que houve aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão só naquele ano.

4 sinais de que seu filho está com a saúde mental abalada e como ajudá-lo 4 sinais de que seu filho está com a saúde mental abalada e como ajudá-lo

Publicidade

Dicas para cuidar da saúde mental

Pratique o autoconhecimento

Se conhecer é o passo inicial para a resolução de muitos problemas. Busque formas de compreender (e acolher) suas dores, sentimentos e emoções. Esse processo será melhor guiado com ajuda terapêutica.

Mantenha relações sociais saudáveis

Esteja presente (vale por meios digitais se a presença física não for viável) na vida daqueles que te querem e fazem bem. Se cerque de familiares e amigos que serãoaposta 10betrede de apoio, assim como você irá compor a deles.

Estabeleça limites

Quem já passou ou está passando pela fase do autoconhecimento se entende o suficiente para saber quais são seus limites nas relações e atribuições. Aprenda a dizer "não" — "não agora", "não posso", "não quero", "não consigo" —aposta 10betrespeito a seu tempo e seu corpo.

Pratique a autocompaixão

Não é difícil tratar os outros com gentileza, carinho e compaixão. Faça o mesmo consigo. Se autorresponsabilizar não tem a ver com se punir, então não se exceda na autocrítica.

Publicidade

Mantenha uma rotina equilibrada

Trabalhar é necessário. Cuidar dos afazeres domésticos também. Mas busque brechas no seu dia a dia para descansar, se exercitar, se distrair e dormir bem. Isso também é essencial.

Exercite-se regularmente

Muito mais do que estética, a prática regular de atividade física promove saúde. A constância é capaz de aumentar a disposição, melhorar a autoestima e reduzir problemas como estresse e ansiedade.

Alimente-se bem

Outra aliada da saúde é a alimentação. Sabe-se que uma dieta equilibrada pode ter impactos positivos na saúde mental, então não negligencie essa parte do seu dia.

Pratique técnicas de relaxamento

Em entrevista concedida ao Terra anteriormente, a psicóloga Hellen Maciel Santana sugeriu técnicas como a meditação e a respiração diafragmática, que consisteaposta 10betcolocar as mãos sobre o abdômen, fechar os olhos e respirar, tentando focar única e exclusivamente nesse ato. A medida é indicada para atenuar crises de ansiedade e reduzir o estresse.

Publicidade

Busque ajuda profissional quando necessário

Se possível, busque ajuda psicológica e, se houver indicação/ necessidade, também psiquiátrica. Cuidar da saúde não é luxo, então não hesiteaposta 10betpedir apoio sempre que precisar.

Evite o isolamento

Divida suas angústias com amigos e/ ou familiares e se mantenha perto deaposta 10betrede de apoio nos dias difíceis. Outra opção, sempre disponível, é o Centro de Valorização à Vida (CVV). O serviço gratuito pode ser contactadoaposta 10bettotal sigilo por telefone, email e chat 24 horas por dia.

Como a saúde mental afeta o autocuidado e a vida sexual da mulher
Video Player
Fonte: Redação Terra Você

Fontes de referência

  1. casa de aposta bonus de cadastro
  2. jogo de ganhar dinheiro real no pix
  3. betfair sportsbook cash out

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações