cbet sport de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Em uma conversa com o brother Ricardo, Marvvila, do BBB 23, revelou ter um dedo extra na mão, ao lado do dedo mínimo - o "mindinho". A condição é uma anomalia congênita conhecida como polidactilia. Dependendo do caso, ela pode provocar o surgimento de um ou mais dedos.
"A polidactilia se caracteriza pela presença de um número maior de dedos nas mãos ou nos pés. Esses dedos extranumerários podem ser completos, isto é, totalmente formados, com ossos e articulações, ou não. Por exemplo, podem ser constituídos apenas de pele", alerta o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialistacbet sportjoelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
PublicidadeO que causa a polidactilia?
De acordo com o especialista, a condição pode ocorrer por conta de uma mutação genética causada por um alelo autossômico dominante. "Existem duas possibilidades de herança familiar. Se apenas um dos pais possuir o problema, as chances de o filho nascer com polidactilia são de 50%, contra 100% caso ambos os pais possuam a condição", explica o médico.
Durante a conversa na academia da casa mais vigiada do Brasil, Marvvila explicou que a genética da doença é fortíssima emcbet sportfamília: "Eu nasci assim. Vamos lá: meu avô, minha mãe, os filhos da minha mãe, a irmã da minha mãe, os sete filhos da irmã da minha mãe, meus primos e os filhos dos meus primos", disse a cantora.
Existem diferentes tipos de polidactilia
O Dr. Marcos Cortelazo explica que a polidactilia tem diversas variações, que podem ser resultado da influência de apenas um gene. No caso de Marvvila, trata-se de polidactilia ulnar ou pós-axial, quando o dedo extra fica ao lado do dedo mínimo. "Quando o dedo extra fica do lado do polegar, denomina-se polidactilia radial ou pré-axial. Já quando o dedo extra não está nas bordas, mas sim no meio da mão, a condição se chama polidactilia central", acrescenta.
Existe uma correção para a anomalia?
Marvvila afirmou ter vergonha da condição. Nesses casos, é possível realizar uma cirurgia para retirada do dedo adicional. "Normalmente, a cirurgia é realizada por questões estéticas e também funcionais. Quando o dedo extranumérico está localizado no pé, por exemplo, o paciente pode sentir dor pelo fato do número aumentado de dedos causar compressão dentro dos calçados", explica o ortopedista.
Publicidade