O número de casos confirmados de coqueluche aumentou quatro vezes nos primeiros cinco meses de 20247games documentos apk downloadSão Paulo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A SMS alerta para a necessidade de cumprir o calendário de vacinação para prevenir a doença.
7games documentos apk download de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O número de casos confirmados de coqueluche na cidade de São Paulo aumentou quatro vezes nos primeiros cinco meses de 2024,7games documentos apk downloadrelação à quantidade total de casos registrados no ano passado.
Entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 32 casos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a série histórica de casos e óbitos confirmados de coqueluche, 8 casos da doença foram registrados ao longo de 2023.
PublicidadeAo Terra, o cardiologista Dr. Fábio Argenta diz que existem diferentes fatores que podem explicar o recente aumento no número de casos. Por exemplo, a natureza da doença, que é altamente contagiosa, uma possível diminuição da imunidade coletiva e a redução na taxa de vacinação. "O imunizante é parte integrante do calendário de vacinação infantil7games documentos apk downloadmuitos países, mas7games documentos apk downloadalguns lugares, a adesão à vacina tem diminuído", aponta o médico.
Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde SUS), nos últimos dez anos, o país registrou uma queda no número de pessoas aderindo à vacinação. Em 2012, 93,81% do público-alvo foi atingido, já7games documentos apk download2022, depois da pandemia de covid-19, o índice ficou7games documentos apk download77,25%.
Importância da vacinação
O aumento no número de casos acende alertas sobre a necessidade de cumprir com o calendário nacional de vacinação. O Instituto Butantan, do governo estadual de SP, publicou um comunicado no qual reforça que a coqueluche é "uma doença mortal para crianças, mas que pode ser prevenida pela vacinação – bebês não imunizados com menos de 1 ano de idade são justamente as principais vítimas".
Ainda segundo o comunicado do instituto, "a vacina pentavalente (difteria, tétano, pertussis, hepatite B recombinante e Haemophilus influenzae B conjugada) é oferecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) aos dois, quatro e seis meses de vida. Mais dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano e pertussis), conhecida também como tríplice bacteriana infantil, são indicados aos 15 meses e aos 4 anos".
Publicidade