ganhar bonus gratis-Inflammaging: saiba como evitar a inflamação "natural" do organismo

ganhar bonus gratis

O inflammaging se refere à inflamação que ocorre no organismo naturalmente com o decorrer do envelhecimento
27 set 2023 - 13h01
(atualizado às 20h35)

ganhar bonus gratis de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Você já ouviu o termo "inflammaging"? Vinda do inglês, essa expressão se refere à inflamação adquirida pelo organismo com o avançar da idade. Isso porque o corpo começa a ficar inflamado com os excessos ao longo dos anos.

Inflammaging: saiba como evitar a inflamação “natural” do organismo -
Inflammaging: saiba como evitar a inflamação “natural” do organismo -
Foto: Shutterstock / Saúdeganhar bonus gratisDia

"O que leva ao Inflammaging são excessos de alimentos que inflamam, hábitos de vida e a falta de exercício físico combinada a altos níveis de estresse e falta de boas noites de sono, por exemplo", explica a naturopata Fernanda Capobianco, certificada como coach e terapeuta de nutrição integrativa pelo Landmark Worldwide e pelo Instituto de Nutrição Integrada, ambosganhar bonus gratisNova Iorque (EUA).

Publicidade

Impactos da inflamação no organismo

A especialista explica que quando a nossa microbiota estáganhar bonus gratisdisbiose (isto é, mais bactérias ruins do que boasganhar bonus gratisnosso intestino), o processo de inflamação agrava. Isso porque o corpo dificilmente absorve os nutrientes necessários. 

"Portanto, a digestão fica mais difícil e, consequentemente, a pessoa engorda ou tem dificuldades para emagrecer", esclarece Fernanda. Além disso, o indivíduo também pode apresentar sintomas como falta de sono, falta de energia, prisão de ventre, dificuldade para emagrecer, leve depressão e outros.

Dentre possíveis doenças que podem decorrer deste processo inflamatório, a especialista destaca uma série de doenças. É o caso, por exemplo, da diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer, doença crônica dos rins, sarcopenia (perda de músculos), osteopenia, anemia, depressão e demência.  

Como combater a inflamação

A frase "você é o que você come" nunca fez tanto sentido. Isso porque, de acordo com a terapeuta holística, a alimentação é fundamental nesse processo do "envelhecimento" do corpo, que se intensifica ainda mais a partir dos 40 anos.

Publicidade

Uma das estratégias para desinflamar, portanto, é consumir no dia a dia uma abundância de verduras, legumes e frutas (livres de pesticidas), sementes, cereais integrais e leguminosas. Uma alimentação com essas características contêm todos os nutrientes e fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que o corpo humano precisa.

A especialista reforça a importância de manter uma alimentação limpa. Isto é, com maior consumo de alimentos in natura e menos industrializados ou pesticidas, o que ela chama de "descascar mais e desembalar menos". 

Segundo a naturopata, essa alimentação vai gerar uma microbiota saudável. Além de bons hormônios, esse bem-estar gera neurotransmissores como serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. "Mais de 70% da serotonina produzida no nosso corpo é gerada através da nossa microbiota", revela Fernanda.

Outras formas de garantir um envelhecimento saudável

"A alimentação é grande parte do processo, mas ainda devemos olhar a saúde como um todo (prática de exercício físico, manter o corpo hidratado, controle emocional, práticas espirituais e boas noites de sono)", destaca a profissional.

Publicidade

Além de incluir opções saudáveis na dieta, é preciso também evitar os alimentos que causam a inflamação, como produtos industrializados e processados, congelados, biscoitos, massas, açúcar, fast food, sorvetes, excesso de proteína animal, queijos, derivados de leite, refrigerantes e bebidas alcoólicas, por exemplo.

Há ainda outros hábitos que contribuem com o inflammaging, conforme lista a especialista: falta de exercícios físicos, tabagismo, passar muito tempo sentado, ingerir pouca água, consumir carboidratos processadosganhar bonus gratisexcesso, açúcar e doces, não dormir bem, ter poucas horas de sono, falta de visão e propósito e não ter relacionamentos significativos. 

Conforme Fernanda, esses hábitos geram perda de vitalidade, envelhecem e desregulam os hormônios que tendem a flutuar durante a perimenopausa e menopausa. Portanto, devem ser evitados.


Fontes de referência

  1. apostas em loterias on line
  2. como apostar em gols no pixbet
  3. jogo da roletinha que ganha dinheiro

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações