aposte na copa do mundo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Essas enfermidades podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, como a doença arterial coronariana e o infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), entre 2008 e 2022 os dados referentes às internações por infarto aumentaram no Brasil: 158% para os homens e, entre as mulheres, o aumento foi de 157%. Em 2023, conforme dados do Ministério da Saúde, de janeiro a agosto foram diagnosticados 240 mil casos, com registro de uma morte a cada 7 casos.
PublicidadeO que tem aumentado as doenças do coração
Para o Dr. Eduardo Lanaro, médico cardiologista clínico e intervencionista e responsável pelo Setor de Hemodinâmica do Hospital Amhemed, o aumento de infartos pode ser atribuído às alterações de hábitos populacionais.
Ele cita, por exemplo, o sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares, entre eles o excesso de industrializados ricosaposte na copa do mundoaçúcares e gorduras. Além disso, atividades estressantes diárias e falta de lazer também podem contribuir para o agravamento do problema.
No entanto, os fatores de risco mais importantes são a hipertensão arterial sistêmica, diabetes e dislipidemias, principalmente com a baixa adesão ao tratamento. "Lembrando que não basta simplesmente tomar remédio. É preciso realizar avaliações periódicas e atingir metas de controle de doenças para, assim atingirmos, o objetivo de prevenção", diz o médico.
Veja como prevenir problemas cardíacos
De acordo com o cardiologista, para prevenir problemas cardíacos precisamos ter controle de nossas vidas. Isso significa evitar excessos.
Publicidade