aposta certa para hoje-Ministério da Saúde pede R$ 5,2 bi para leitos de UTI

aposta certa para hoje

Solicitação foi feita ao Ministério da Economia; leitos financiados pelo governo federal vem caindo desde o ano passado
6 fev 2021 - 18h52
(atualizado às 19h00)

aposta certa para hoje de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Brasília - O Ministério da Saúde solicitou ao Ministério da Economia um reforço de caixa de R$ 5,2 bilhões para custear principalmente leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com covid-19 no País. O número de leitos financiados pelo governo federal vem caindo desde o ano passado.

Ministério da Saúde pede reforço de caixa para leitos hospitalares para covid-19
Ministério da Saúde pede reforço de caixa para leitos hospitalares para covid-19
Foto: Prefeitura de Santos/divulgação / Estadão Conteúdo

Os recursos emergenciais não estavam previstos originalmente no orçamento proposto para a pastaaposta certa para hoje2021. O Ministério da Saúde classificou o pedido como "algo normal". A requisição foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão.

Publicidade

A pasta vinculou o pedido de reforço à falta de aprovação da Lei Orçamentária Anual, pendente de votação no Congresso. O Ministério da Saúde promete repassar o dinheiro o mais rapidamente possível se houver a liberação por parte da Economia.

"Uma vez obtidos os créditos extraordinários, os repasses são feitos com a maior brevidade possível, atendendo a critérios objetivos, pelo governo federal a Estados, Distrito Federal e municípios", diz a Saúde. "Considerando que ainda não foi aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, o MS tomou a iniciativa de buscar recursos financeiros para o aprimoramento contínuo dos serviços públicos ambulatoriais e médico-hospitalares do Brasil para o enfrentamento à pandemia,aposta certa para hojecomplemento às ações do governo federal desenvolvidas desde 2020."

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disse esperar que a solicitação "seja bem-sucedida e acatada com urgência". "Somente assim poderemos seguir com as ações de saúde frente à emergência sanitária que enfrentamos", diz a entidade.

Além dos leitos, o dinheiro será destinado ao pagamento de médicos e profissionais de saúde residentes contratados por prefeituras e equipes de saúde indígena, além da aquisição de testes de diagnóstico e equipamentos de proteção individual. As informações constam de ofício assinado pelo coronel Élcio Franco, secretário executivo do Ministério da Saúde.

Publicidade

O Conass afirma que já alertou sobre a necessidade de o poder público manter a rede de leitos de UTI instalados ao longo do ano passado - que vem sofrendo redução mês a mês, ao passo que a pandemia persiste. Segundo dados da entidade,aposta certa para hojedezembro havia 20.770 leitosaposta certa para hojeuso, mas apenas 12.003 eram financiados pelo Ministério da Saúde.

O fim dos recursos extraordinários para o enfrentamento da pandemia, segue o conselho, provocou uma queda na quantidade de leitos financiados pelo ministérioaposta certa para hojejaneiro (7.717) eaposta certa para hojefevereiro (3.187),aposta certa para hojedescompasso com o aumento no número de pacientes atendidos.

Esses leitos são considerados "habilitados", ou seja, o governo federal,aposta certa para hojeapoio aos Estados e municípios, pode bancar parte dos recursos para custear o funcionamento das UTIs. "Tal situação exige a urgente habilitação de leitos e a garantia do financiamento necessário a seu funcionamento, inclusive para a contratação de recursos humanos", afirma o conselho.

O ministério informou que o tema foi discutidoaposta certa para hojereunião mensal com representantes do Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizadaaposta certa para hojeBrasília.

Publicidade

Fontes de referência

  1. apk vaidebet
  2. roleta que da dinheiro de verdade
  3. big circus slot

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações