melhor aplicativo de aposta de jogo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é resultado da infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano, o HPV. A infecção genital por esse vírus, no entanto, é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Jámelhor aplicativo de aposta de jogoalguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Para o ano de 2023, são estimados 17.010 casos novos de câncer de colo de útero no Brasil, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o INCA. Os números mostram a importância da campanha Março Lilás, que busca alertar a população sobre os riscos da doença.
PublicidadePrevenção do câncer de colo de útero
A principal forma de descobrir a presença do HPV é através do exame Papanicolau, que deve ser feito anualmente ou a cada dois anos — dependendo do caso. Em quase todos os casos, há uma cura para o quadro. Por isso, é importante realizar periodicamente os exames de rotina.
Além do Papanicolau, é importante tomar a vacina contra o HPV, geralmente aplicadamelhor aplicativo de aposta de jogomeninas no início da fase reprodutiva. O imunizante é capaz de frear as infecções pelo vírus e, assim, impedir o surgimento da doença.
"O câncer de colo do útero é evitável graças a vacina contra HPV, que está disponível no SUS. Além do Papanicolau, que também está na rede pública e tem o potencial de detectar lesões que pré-malignas, ou seja, que ainda não são câncer", ressalta o médico oncologista Fernando Maluf, membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e fundador do Instituto Vencer o Câncer.
A baixa adesão à vacina e ao Papanicolau
A contaminação pelo vírus HPV é a causa de quase todos os casos de câncer de colo do útero. Para imunização dos HPVs oncogênicos que representam responsáveis por 70% dos tumores malignos no colo uterino, há vacina disponível na rede pública. A vacina quadrivalente também previne os tipos responsáveis pela maioria das lesões genitais.
Publicidade