freebet no cadastro sem depósito de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Você certamente já ouviu a expressão "você é o que come". E, quando falamos de alimentação, saúde e beleza, o ditado está correto. Afinal, aquilo que colocamos no prato está diretamente relacionado ao nosso bem-estar físico e mental. O aspecto da pele, invariavelmente, também faz parte disso.
"Tanto a pele, como as unhas e cabelos refletem carências de nutrientes, equívocos alimentares e estado inflamatório", explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
PublicidadeNo verão, a pele exige ainda mais cuidados, uma vez que estamos expostos a um sol mais intenso e a altas temperaturas. No entanto, na temporada de calor, há grupos de alimentos que conferem proteção contra a radiação solar, destaca a médica.
"Entre eles, estão aqueles que são fontes de carotenoides - isto é, fontes de pigmentos que vão desde o verde, passando pelo amarelo e laranja, até os vermelhos;, e os que são fontes de polifenóis, principalmente os de tom vermelho escuro e arroxeados. Carotenoides e o polifenóis do tipo antocianidinas são importantes fotoprotetores orais, por seu tipo de atividade antioxidante", explica a especialista.
Importância da alimentação saudável
De maneira geral, pensando no viço da pele ao longo do verão, a médica nutróloga destaca que é importante manter uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, com aporte adequado de proteínas magras ou vegetais como as leguminosas, carboidratos complexos, provenientes de frutas, vegetais folhosos, legumes, farelos dos cereais integrais e tubérculos.
"Além de gorduras boas como o azeite de oliva, os peixes de água fria e as nozes e castanhas. Tudo isso acompanhado de hidratação adequada, que deve ser feita preferencialmente através do consumo de água, que sempre é a melhor opção, apesar de líquidos como os chás, as águas saborizadas e os sucos naturais também serem contabilizados e bem-vindos", acrescenta.
Publicidade