6 bet-Buraco misterioso no Chile tem risco de colapso; veja o que já sabemos
6 bet
Autoridades chilenas estabeleceram um perímetro de segurança para isolar a cratera, que está sob risco de colapso6 bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Descoberto no fim de julho, o buraco gigante no deserto do Atacama, no Chile, continua aumentando de tamanho. A cratera, agora, está com 36,5 metros de diâmetro, de acordo com as últimas medições de satélite e noticiadas pela agência de notícias Reuters. Autoridades locais alertaram que a área do entorno está sob risco de colapso e estabeleceram um perímetro de segurança para evitar acidentes no local.
Ainda não se sabe o que causou o surgimento da cratera, que está localizada6 betum terreno de mineração de cobre operada pela empresa canadense Lundin Mining Corp. As operações na mina seguem suspensas, enquanto tanto os proprietários da área quanto agências governamentais permanecem estudando as possíveis causas do buraco.
A companhia canadense detém 80% do terreno, e duas empresas japonesas, Sumitomo Metal Mining e Sumitomo Corp, têm 20%. A Lundin e o governo disseram que até agora nenhum perigo foi detectado na cidade vizinha de Tierra Amarilla, ao norte da capital Santiago.
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) está monitorando as rachaduras com drones, extensômetros e sistema de radar, além de ter enviado uma equipe especializada para a área. Foi o próprio Sernageomin que anunciou ter tomado conhecimento da cratera, em 30 de julho.
O que poderia ter causado o buraco no Chile?
O prefeito de Tierra Amarilla, Cristobal Zuniga, chegou a atribuir o surgimento da cratera às intensas atividades extrativistas realizadas na área. Já um executivo sênior da mineradora afirmou à Reuters que é preciso conduzir mais estudos para determinar a origem da cratera.
Em reportagem da BBC, geólogos consultados explicaram que há vários eventos naturais ou resultado da atividade humana que podem causar um fenômeno deste tipo.
Mas as fontes consideraram principalmente dois: as chuvas intensas que caíram na região no mês de julho; e a influência da mineração na área. As companhias de mineração explora uma jazida de cobre6 betTierra Amarilla, e as galerias de6 betmina penetram no subsolo, tanto no entorno do buraco quanto abaixo dele a uma grande profundidade.