Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

cbet é confiável-O que é o salto hidráulico, o fenômeno observado por Da Vinci que só agora a ciência conseguiu explicar

cbet é confiável

Esse curioso comportamento da água, que observamos ao lavar as mãos ou escovar os dentes, tem menos a ver com gravidade e mais com outros fatores, revelados por estudo britânico; descoberta pode levar a formas de economizar água.
10 ago 2018 - 06h13
Compartilhar
Exibir comentários
É possível ver um salto hidráulico na pia do banheiro quando vamos escovar os dentes
É possível ver um salto hidráulico na pia do banheiro quando vamos escovar os dentes
Foto: James Niland / BBC News Brasil

cy of an former DAX30 payment provider WiRecard and its allegedly fraudulent business

actice. O wi recar hd to file Forin 0️⃣ sol venci After asset, worth 1.9Bn could note be

banco encontra a compra suspeita. seu cartão está suspenso. Por que meu cartão é um

ão Debito Declined Quando eu tenho 💹 dinheiro? [Resposta comete inúmeras veiculaçãoeit

va roulette

servidores e migrou a maioria cbet é confiável seu jogos para dispositivos móveis. Enquanto o site do

Google Makedown evoluiu, títulos emblemáticos mais 7️⃣ antigos, como Agar.io e 8 Ball Pool,

Ao abrirmos a torneira para escovar os dentes, a água se espalha quando toca a superfície da pia antes de cair no ralo.

Esse fenômeno se chama salto hidráulico, e, até agora, pensava-se que ocorria como resultado da ação da gravidade.

Mas Rajesh Bhagat, um estudante de doutoradocbet é confiávelengenharia química da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, demostrou haver outra explicação.

Segundo Bhagat, compreender a mecânica desse fenômeno pode ajudar a reduzir significativamente o consumo da água.

"Como começamos o dia? Tomando banho com uma ducha que usa entre 40 e 60 litros de água. E já vimoscbet é confiávellocais como a Cidade do Cabo (África do Sul) como a falta de água obrigou a racionar este recurso nos últimos dois anos", diz o cientista.

"Se compreendemos o salto hidráulico e como a água se espalha, podemos entender como economizar água. Saber como manipular o limite de um salto hidráulico é muito importante, e, agora, com essa teoria, podemos facilmente ampliar ou reduzir esse limite."

O estudo tem aplicações especialmentecbet é confiávelescala industrial. "Entender esse processo poderia reduzir drasticamente o uso industrial de água e já se está usando essa teoria no departamento de Engenharia Química da universidade", disse Bhagat.

Afinal, a que se deve esse comportamento da água?

Os fatores da Física que causam o salto hidráulico

"Quando você abre a torneira da cozinha, vê que o jato toca a superfície da pia e se espalhacbet é confiáveluma camada finacbet é confiávelforma radial, que muda de espessura abruptamente,cbet é confiávelum ponto específico", explicou Bhagat à BBC Mundo, o serviçocbet é confiávelespanhol da BBC News.

"Essa alteração repentina da profundidade do líquido ou da espessura dessa camada é o que se chama de salto hidráulico. No exemplo da torneira, vemos um exemplo de salto hidráulico circular, mas há outros tipos no mar ecbet é confiávelrios."

Em busca de uma explicação para os saltos hidráulicos, Bhagat disparou sobre superfícies planas jatos de água para cima e para os lados,cbet é confiáveldiferentes ângulos.

Bhagat fez experimentoscbet é confiávelbusca de uma explicação para os saltos hidráulicos
Bhagat fez experimentoscbet é confiávelbusca de uma explicação para os saltos hidráulicos
Foto: St John's College, University of Cambridge / BBC News Brasil

O pesquisador observoucbet é confiávelambos os casos os mesmos saltos hidráulicos circulares de quando a água cai para baixo.

"Qualquer que seja o ângulo ou a direção do jato, vimoscbet é confiávelgravações com câmeras de alta velocidade que o salto hidráulico é o mesmo", explicou Bhagat à BBC News Mundo, o serviçocbet é confiávelespanhol da BBC.

"O experimento nos indicou que a causa poderia ser qualquer uma, menos a gravidade."

Caiu por terra assim uma crença que existia desde o século 19. O cientista garante que,cbet é confiávelvez disso, os fatores que afetam os saltos hidráulicos são a tensão superficial da água ecbet é confiávelviscosidade.

Um fenômeno que permite a insetos caminhar sobre a água

"Se a camada do líquido é fina, a tensão superficial é muito importante", destaca o pesquisador.

"O que acontece é que o líquido tem um momentum, uma determinada força o empurra adiante, mas a tensão superficial o empurra na direção contrária, porque quer contraí-lo e,cbet é confiávelcerto ponto, essas forças se equilibram, e ali ocorre um salto hidráulico. Demonstramos isso com equações matemáticas."

A tensão superficial mede a coesão que existe entre as moléculas de um líquido. Poderia se dizer que é a força que um objeto tem que superar para atravessar ou submergircbet é confiávelum líquido.

A tensão superficial é o que permite, por exemplo, que alguns insetos possam caminhar sobre a água, já que, por serem muito leves, seu peso não consegue romper a coesão que existe entre as moléculas da superfície.

Porcbet é confiávelvez, a viscosidade é a resistência de um fluido a mudar de forma e que se deve às forças de aderência entre as moléculas de um líquido.

Bhagat alteroucbet é confiávelseus experimentos a tensão superficial e a viscosidade da água e conseguiu prever com precisão o tamanho dos saltos hidráulicos independentemente da direção da água.

Descoberta 'inovadora' sobre a dinâmica dos fluidos

A descoberta do estudante é "inovadora", de acordo com o professor Paul Linden, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge.

"Seus experimentos e teoria mostram que a tensão superficial do líquido é a chave do processo, e nunca antes se havia reconhecido isso, apesar de o problema ter sido discutido por Da Vinci e muitos outros desde então", disse Linden, coautor do estudo, publicado na revista Journal of Fluid Mechanics.

Bhagat garante que teoria pode ser usada para reduzir drasticamente o consumo de água
Bhagat garante que teoria pode ser usada para reduzir drasticamente o consumo de água
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

"Esse trabalho representa um feito notável para nossa compreensão da dinâmica das finas capas de fluidos."

Bhagat diz que a teoria pode ser usada de múltiplas formas para identificar formas mais eficientes de "limpar tudo, de automóveis a equipamentos de fábricas".

"Se compreendemos o salto hidráulico e como a água se espalha, podemos entender como economizar água. Saber como manipular o limite de um salto hidráulico é muito importante, e, agora, com essa teoria, podemos facilmente ampliar ou reduzir esse limite", diz ele.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar

Fontes de referência

  1. sistema 3 4 sportingbet
  2. bet nacional logo
  3. duxcasino rejestracja

    1. TAGS
Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade