Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

golden chips novibet-Pesquisa da USP entra no Guinness, o livro dos recordes; saiba qual é

golden chips novibet

Trabalho foi uma colaboração de universidade paulista com instituições europeias; tema era o Paratethys, megalago que chegou a ter ocupação de 2,8 milhões de km² de área
22 jan 2024 - 07h48
Compartilhar
Exibir comentários

golden chips novibet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O maior lago que já existiu na história colocou a Universidade de São Paulo (USP) na edição de 2024 do Guinness World Records, o Livro dos Recordes. A instituição brasileira, ao lado de outros países, coordenou um estudo que descobriu as dimensões do Paratethys, o megalago que surgiu e desapareceu na Terra 10 milhões de anos atrás. A pesquisa foi publicadagolden chips novibet2021 na revista Scientific Reports e, nesta sexta-feira, 19, a universidade anunciou agolden chips novibetinclusão na lista de feitos superlativos do anuário britânico.

O estudo foi uma colaboração entre a USP, a Universidade de Utrecht, da Holanda, a Academia Russa de Ciências; o Centro Senckenberg de Pesquisagolden chips novibetBiodiversidade e Clima da Alemanha; e a Universidade de Bucareste, da Romênia.

Falésias da Baía de Bolata, na Bulgária sobre a área do antigo megalago.
Falésias da Baía de Bolata, na Bulgária sobre a área do antigo megalago.
Foto: Dan Valentin Palcu (USP)/Divulgação / Estadão

O megalago ficava localizado na Eurásia, entre os Alpes Orientais e a região onde se encontra atualmente o Cazaquistão. Nagolden chips novibetmáxima expansão, o Paratethys chegou a ter ocupação de 2,8 milhões de km² de área, e a armazenar 1,77 milhão de km³ de água salobra.

"Isso representa mais de dez vezes toda a água armazenada nos lagos modernos", disse Dan Valetin Palcu, oceanógrafo, pesquisador do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo,golden chips novibetdeclaração dada à revista da Fapesp,golden chips novibet2021. Dan é o primeiro autor do artigo originado do estudo.

"Durante muito tempo acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que durante cerca de 5 milhões de anos este mar tornou-se um lago - isolado do oceano e cheio de animais nunca vistosgolden chips novibetoutros lugares ao redor do globo", disse Palcu,golden chips novibetnota divulgada pela USP.

Para reconstruir esta história e delimitar os limites do histórico lago, os pesquisadores usaram uma técnica chamada magneto-estratigrafia - que aplica o registro das inversões de polaridade do campo magnético da Terra nas rochas como ferramenta de datação - e reconstruções paleogeográficas digitalizadas.

Por meio destes modelos, os autores concluíram que o Paratethys perdeu cerca de 70% degolden chips novibetsuperfície e um terço do volume de água pela evaporação durante quatro grandes crises hidrológicas ocorridas entre 11 milhões e 7,5 milhões de anos atrás. Atualmente maior lago do mundo, o Cáspio —que banha países como Rússia e Irã — é, ao lado do Mar Negro e do Mar Aral, um resquício do Paratethys.

Neste regresso ao passado, o estudo também conseguiu calcular que há cerca de 11,6 milhões de anos este grande lago se fragmentou e, depois de perder conexões com regiões a oeste dos Cárpatos (cordilheira de 1,5 mil quilômetros), tornou-se cada vez mais instável e suscetível aos processos de seca extrema.

Dessa evaporação da água, surgiram habitats novos, que impactaram no clima, na hidrologia e na vegetação daquela época. Mas, toda esta equação de alterações foi determinante para a evolução das espécies que viviam local, pavimentando novos fluxos que explicam a realidade ecológica contemporânea.

Um exemplo é a formação de um cinturão de estepes florestais, que nasceu e cresceugolden chips novibetuma região seca do Paratethys. Essa floresta serviu, ao longo do tempo, de ponte para a migração de animais para a Europa e para a Ásia Central.

Crises climáticas registradas na região, no entanto, provocaram o que os pesquisadores chamam de "catástrofe ecológica" para a vida que existia no maior lago da história. Em uma dessas crises mais graves, o Paratethys perdeu mais de dois terços da superfície e um terço do volume.

Por conta disso, muitas espécies foram extintas. Com a seca, ficaram quatro grandes bacias, entre elas a central, localizada onde hoje estão os mares Negro e o Cáspio.

O Mar Negro moderno carrega características ambientais do Paratethys, como baixa quantidade de oxigênio e abundância de sulfureto de hidrogênio, um gás tóxico para humanos e animais. Ao longo do tempo, parte da água doce ficou salobra e a salinidade de algumas áreas aumentou, tornando o local tóxico e estéril. Além disso, os sedimentos do Mar Negro contêm metano "congelado", um gás de efeito estufa excepcionalmente potente.

Para Palcu, estudar o passado do megalago e entender as atuais características do Mar Negro é também um caminho para pensargolden chips novibetalternativas a um mundo que sofre, cada vez mais, com mudanças climáticas.

"O Mar Negro tem potencial para se tornar uma das maiores regiões naturais de armazenamento de carbono da Terra. Agolden chips novibetestabilidade é de suma importância para desbloquear agolden chips novibetcapacidade para futuras iniciativas de armazenamento de carbono e para prevenir futuros desastres ecológicos.", disse./COM AGÊNCIA FAPESP

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. bet365 aviao
  2. poker bonus
  3. aposta mais de 3.5

    1. TAGS
Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade