go+bet freebet-Dia da Informática: veja 5 computadores que fizeram história
go+bet freebet
Do primeiro computador até os MacBooks, diversas máquinas marcaram com inovações como transistores, microprocessadores ou interface gráficago+bet freebet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O Dia da Informática, comemomado todos os anosgo+bet freebet15 de agosto, relembra o surgimento do primeiro computador eletrônico. Em 1946, nos Estados Unidos, entravago+bet freebetfuncionamento o Eniac, ou Electronic Numerical Integrator and Computer (ou,go+bet freebetportuguês, Computador e Integrador Numérico Eletrônico).
Desde a apresentação desse aparelho até o surgimento da computação móvel, alguns equipamentos marcaram a evolução da informática. Veja, abaixo, cinco computadores que representaram essa inovação tecnológica e fizeram história neste segmento.
Eniac (1946)
Desenvolvido a pedido do exército dos Estados Unidos com o objetivo de realizar cálculos complexos para testes de balística, o Eniac pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180 metros quadrados. O computador começou a ser criadogo+bet freebet1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e só foi concluídogo+bet freebet1946, a partir de uma parceria entre a universidade da Pensilvânia e a Electronic Control Company.
Diferentemente dos projetos mecânicos-analógicos existentes até então, o Eniac funcionava com um sistema composto por circuitos e válvulas eletrônicas, assim como os demais aparelhos da primeira geração de computadores, entre meados dos anos 1940 até 1959. Estes, além de enormes, consumiam bastante energia.
IBM 7030 (1961)
Durante a segunda geração de computadores, de 1959 até meados da década de 1960, as válvulas eletrônicas foram substituídas por transistores, o que permitiu uma diminuição do tamanho das máquinas. A partir de 1958, com os circuitos integrados (conjunto de transistores juntosgo+bet freebetuma peça, ou seja, chips), também houve aumento da velocidade de processamento e o fim da necessidade de fios tomando espaço.
Durante essa geração,go+bet freebetque os equipamentos começaram a ter uso comercial, é possível dividir as máquinas entre os supercomputadores e os minicomputadores. Um dos principais lançamentos desse período foi o IBM 7030, também conhecido como Strech, que surgiugo+bet freebet1961. Ele foi o primeiro supercomputador transistorizado da IBM, ocupava somente o espaço de uma sala comum e foi usado, na época, por grandes empresas.
IBM 360/91 (1967)
Já entre meados da década de 1960 até o início dos anos 1970, houve a terceira geração de computadores. Nessa época, com o avanço dos circuitos integrados, as máquinas se tornaram mais velozes, os preços diminuíram e os tamanhos, também. Aconteceu, então, o início da utilização de sistemas operacionais mais avançados.
Um dos exemplos dessa geração é o IBM 360/91 de 1967. O aparelho permitia programação da CPU (unidade central de processamento) por microcódigo e teve bons resultados de venda.
Altair 8800 (1974/75)
A quarta geração, a partir de 1970, apresenta máquinas com microprocessadores — após o lançamento do primeiro, o Intel 4004. A partir daí, houve avanço no desenvolvimento de computadores para uso pessoal, com redução significativa de tamanho e preço. O desenvolvimento de softwares começou a ganhar tanto destaque quanto o de hardware.
Um exemplo do período é o Altair 8800, lançadogo+bet freebetdezembro de 1974. Ele foi o primeiro a levar um microprocessador, sendo considerado um precursor dos microcomputadores. Ele cabiago+bet freebetuma mesa e usava o processador 8080 da Intel.
Outros computadores que marcaram esse período foram Apple I (primeiro oficialmente desenvolvido para uso pessoal, por Steve Jobs e Steve Wozniak), Apple II (com monitor ligado ao teclado) e o IBM PC (Personal Computer), que usava o software MS-DOS, da Microsoft.
Macintosh (1984)
Primeiro sucesso comercial da Apple, o Macintosh (ou Macintosh 128k,go+bet freebetreferência àgo+bet freebetmemória) foi lançadogo+bet freebet1984 e trazia como inovação a interface gráfica — além de letras e números, havia interação com imagens.
Ele funcionava com o sistema operacional System 1, que,go+bet freebetsuas versões posteriores, passaria a ser chamado de Mac OS (Macintosh Operating System). Ele pode ser considerado um “antepassado” dos atuais iMacs e MacBooks.