slot wild-Estação espacial registra projeção da sombra da Lua sobre a Terra durante eclipse; veja vídeo
slot wild
O momento foi observado com entusiasmo pelos astronautas da ISS e o vídeo foi compartilhado nas redes sociais da estação espacialslot wild de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Em uma transmissão ao vivo do eclipse solar desta segunda-feira (8), feita pela Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas registraram a projeção da sombra da Lua sobre a Terra, denominada como umbra.
O momento foi observado com entusiasmo pelos astronautas da ISS e o vídeo foi compartilhado nas redes sociais da estação espacial.
A imagem mostra que a umbra cobre parte do sudeste do Canadá, um dos países onde o eclipse total pôde ser observado.
Nos arredores da umbra, está a penumbra, onde os moradores dessa região puderam observar o eclipse solar parcialmente. Veja abaixo o registro:
"A tripulação da Expedição 71 voou na sombra da Lua, ou umbra, durante o eclipse solar na tarde de segunda-feira enquanto trabalhavaslot wildtransferências de carga, trajes espaciais e ciência. A umbra na Terra era visível a partir da estação espacial à medida que orbitou para o caminho do eclipse solar sobre o sudeste do Canadá", escreveu a agênciaslot wilduma publicação.
Visão privilegiada
Sete astronautas estão na Estação Espacial Internacional (ISS), lugar mais que privilegiado para conferir o fenômeno astronômico desta semana.
A ISS os levou para perto do caminho da totalidade, nome dado à áreaslot wildque é possível ver o Sol totalmente oculto pela Lua.
A oeste de Labrador, no Canadá, perto da faixa da totalidade, os astronautas puderam conferir um eclipse 94% parcial, ou seja, com o disco solar quase inteiramente oculto pela Lua.
"Como vocês devem saber, a NASA programou um eclipse solar durante nosso incremento", brincou Michael Barratt, astronauta da Expedição 70/71. Ele, os astronautas Matthew Dominick, Jennette Epps e Tracy Caldwell Dyson, junto dos cosmonautas Oleg Kononenko, Nikolai Chub e Alexander Grebenkin, tiveram três chances para ver o eclipse — mas parcial, não total.