br blaze-Novo marco: drone guiado por inteligência artificial vence humanos pela 1ª vez
br blaze
Apesar dos feitos, o drone perdeu 40% das corridas e foi afetado por mudanças no ambiente, como iluminaçãobr blaze de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Pela primeira vez, um drone pilotado por inteligência artificial (IA) conseguiu superar campeões profissionais de corrida. Um estudo publicado na revista Nature, na quarta-feira (30), descreveu o feito.
O drone autônomo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça. Chamado de Swift IA, o veículo venceu 15 das 25 corridas contra campeões mundiais e registrou a volta mais rápidabr blazeum percurso onde drones atingem velocidades de 80 km/h.
A corrida foi disputadabr blazeum circuito de 75 metros com sete mortais que devem ser atravessadosbr blazeordem determinada previamente.
Aprendizado
Kaufmann e seus colegas descreveram na Nature uma série de corridas frente a frente entre Swift e três pilotos campeões de drones, Thomas Bitmatta, Marvin Schäpper e Alex Vanover.
Antes da corrida, os humanos tiveram uma semana para praticar no percurso, enquanto Swift treinoubr blazeum ambiente simulado que continha uma réplica virtual do trajeto.
O drone autonomo usou uma técnica chamada aprendizagem por reforço profundo para encontrar os comandos ideais para percorrer o caminho.
Como é uma máquina controlada por inteligência artificial e o método de aprendizado depende da tentativa e erro, o veículo caiu várias vezes durante o treinamento.
Ao analisar os resultados, pesquisadores identificaram que o Swift foi mais rápido no início da corrida e fez curvas mais fechadas do que os pilotos humanos. Em 17,47 segundos, o drone completou uma volta, sendo meio segundo mais rápido que os humanos.
O drone perdeu 40% das corridas contra humanos e foi afetado por mudanças no ambiente, como iluminação.
Ao The Guardian, Elia Kaufmann, pesquisadora que ajudou a desenvolver o Swift, disse que “o resultado marca a primeira vez que um robô movido por IA derrotou um campeão humanobr blazeum esporte físico real projetado para e por humanos”.