sport copinha-Carnaval no Recife inicia com Geraldo Azevedo e Caetanosport copinhanoite mágica
sport copinha
Reinado de Momo teve início na capital pernambucana com Marco Zero lotado e público emocionadosport copinha de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Impossível escolher o que mais emocionou na noite de abertura do carnaval 2023 no Recife (PE), nesta sexta-feira, 17. Se foram os encontros que o homenageado da festa, Geraldo Azevedo, promoveu com uma constelação de artistas no palco; se o espetáculo que Caetano Veloso apresentousport copinhaseguida; ou se foram os reencontros fortuitos de foliões,sport copinhauma noite de Momo na capital pernambucana, como há dois anos não se via.
“Ver todo mundo cantando junto e sorrindo. Teve uma hora que eu olhei pra trás, estava todo mundo olhando pro mes-mo lugar, com um sorriso no rosto. Fazia muito tempo que eu não via isso acontecer”, disse a foliã Hermínia Mendes, atriz.
Para o global Silvero Pereira, Recife faz um dos melhores carnavais do País. Natural do Ceará, ele contou que há 15 anos não curtia a foliasport copinhaPernambuco, mas não teve dúvidas na hora decidir aonde gostaria de celebrar o retorno da maior festa popular do Brasil. “Depois de dois anos sem carnaval, voltei pra cá porque eu acho um dos carnavais mais democráticos, galera vai pra rua, se abraça, se joga, se diverte. Eu acho a coisa mais linda”, resumiu.
“Foram três anos difíceis: dois muito complicados e um que a gente não sabia direito aonde começava e terminava. Então, tudo é muito emocionante. E ver esse povo todo cantando, comemorando junto. É muito bonito, graças a Deus”, resumiu Fafá de Belém, uma das participações especiais no show de Geraldo Azevedo.
O homenageado fez uma apresentação com repertório saudosista, repleto de músicas autorais e de grandes sucessos da carreira. No palco, os convidados se revezaram: além de Fafá, cantaram com ele Chico César, Mariana Aydar, Almério, Silvério Pessoa, Alceu Valença e Elba Ramalho. Com os dois últimos, Geraldo fez uma reedição do projeto ‘O Grande Encontro’, porém com tintes carnavalescos.
Política no Carnaval
Alceu já estava no palco quando Elba Ramalho foi anunciada para uma participação no show de Geraldo Azevedo, no palco do Marco Zero. A multidão que acompanhava a abertura do carnaval do Recife iniciou um forte coro de “olé olé olá Lula Lula”.
Personalidades políticas do campo progressista marcaram presença na festa. Além do deputado Túlio Gadelha, que curtiu a abertura do carnaval 2023 do Recife com a namorada, Fátima Bernardes, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi visto curtindo o show com o prefeito João Campos e asport copinhanamorada, a deputada federal Tabata Amaral.
A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, também foi vista circulando nos bastidores da festa. O cantor Silvério Pessoa, secretário estadual de Cultura, se apresentou no palco como um dos convidados do homenageado do carnaval do Recife, Geraldo Azevedo.
Com uma camisa bastante brilhosa, Geraldo não abriu mão de um chapéu que é marca registradasport copinhaseu figurino. Mas desta vez, o adereço foi customizado para o carnaval. “A gente estava ansioso por este carnaval, e ainda chegar com homenagem, eu me sinto abençoado”, disse.
Caetano Autosuficiente
Caetano entrou no palco por volta das 23h30, diante de uma multidão emocionada que lotou o Marco Zero do Recife, principal polo da festa. O artista baiano fez um show minimalista, vestindo roupa branca, sem adereços carnavalescos, nem pirotecnia ou luzes neon.
Para abrir o show, 'Você não entende nada' foi a música escolhida, que o público cantou junto. ‘Você não me ensinou a te esquecer’ - trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro -, ‘Sozinho’ e ‘Desde que o samba é samba’ foram feitas a voz e violão.
Sem banda, sem jogo de luz, munido apenas de um violão, Caetano parecia uma entidade no palco, hipnotizando os olhares de todos. “Eu quase não sei mais tocar violão. Mas vocês são tão lindos. Eu tô emocionado”, disse.
Antes de pegar uma sombrinha para homenagear Pernambuco cantando um frevo, ele contou que Dodô e Osmar se inspiraram no tradicional Clube Vassourinhas, do Recife, para criar o trio elétrico. “O Vassourinhas fez uma visita a Salvador, eles ficaram encantados e inventaram o trio. Então, de certo modo, o carnaval da Bahia é uma eterna e grata homenagem ao carnaval do Recife”, afirmou. Se Caetano falou, está dito!
Nos bastidores, Caetano precisou ser escoltado entre o percurso do camarim ao palco e vice-versa. Eram muitos os admiradores que queriam uma foto com o cantor. Houve até um pequeno tumulto.
Estrelismos à parte - ele pode porque ele é Caetano -, vale sempre respeitar a vontade pessoal de quem não quer ser incomodado. Fã que chega empurrando e tenta a todo custo tirar foto com o ídolo atrapalha o bem-estar e o bom anda-mento dos trabalhos de toda uma equipe envolvida na realização de um evento como o carnaval do Recife. Caetano não deu declaração à imprensa.
Foi só o começo!
O carnaval 2023sport copinhaPernambuco não precisa nem ser tão bom para fazer história, pois é o primeiro após uma pandemia global que impôs um novo estilo de vida a todo o planeta. No entanto, quando se trata de superlativos, o povo pernambucano não brincasport copinhaserviço.
Após um período espetacular de prévias, Olinda e Recife já se entregaram ao reinado de Momo, que vai durar, no mínimo, até a quarta-feira, 22. Quem resumiu bem a expectativa para este carnaval, foi a atriz Hermínia Mendes, citada no início desta reportagem.
“Que seja um carnaval de paz e alegria. Que todo mundo encontre seus caminhos pelos glitters, que sejam estrelas que virem céus de muitos sonhos”, almejou. Sonhamos com o melhor carnaval por dois anos! Chegou o momento de torná-lo realidade: está só começando.