casas de apostas com bonus de deposito-Crítica: Em 'O Acontecimento', drama da jovem grávida evolui, na tela, com toda a força do fato real
casas de apostas com bonus de deposito
Baseado no livro de Annie Ernaux, o filme tem tom realista - e próximo do insuportávelcasas de apostas com bonus de depositoseus momentos mais agudoscasas de apostas com bonus de deposito de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Uma jovem de 23 anos engravida e não pode ter o filho sob o risco de comprometer suas aspirações de estudante e futura escritora. Decide abortar. O Acontecimento conta acasas de apostas com bonus de depositohistóriacasas de apostas com bonus de depositobusca desse procedimento num paíscasas de apostas com bonus de depositoque a interrupção voluntária da gravidez é ainda um crime punível com prisão para todos os envolvidos. Estamos na Françacasas de apostas com bonus de deposito1963 e a história - autobiográfica - é contada no livro de Annie Ernaux O Acontecimento (Editora Fósforo), transformadocasas de apostas com bonus de depositofilme, vencedor do Festival de Veneza, pela diretora Audrey Diwan.
Anne, interpretada por Anamaria Vartolomei, é uma aluna brilhante. Deseja estudar Letras e tornar-se escritora. Caso consiga, será a primeira pessoa dacasas de apostas com bonus de depositofamília a cursar a universidade. Vinda de um meio modesto, leva a vida a sério, é talentosa e estudiosa. A gravidez é fruto de relacionamento casual com um rapaz de outra cidade (Bordeaux). A fechada sociedade de Angoulême, onde ela mora, não permite que fale sobre o assunto. Anne enfrenta praticamente sozinha o problema. Suas colegas a discriminam quando ficam sabendo do seu estado. O rapaz que a engravidou tira o corpo fora. Anne nem pensacasas de apostas com bonus de depositoapelar para a família conservadora. Enquanto isso, o tempo vai passando e tornando a intervenção mais complicada. Sem cabeça para os estudos, ela se arrisca ainda a perder a chance de entrar para a universidade. Seus professores não entendem o que aconteceu com a aluna, outrora brilhante. E ela não pode lhes dizer.
Sabendo que se trata de relato de um caso real, de fato vivido pela escritora Annie Ernaux emcasas de apostas com bonus de depositojuventude, o filme torna-se ainda mais pungente. Ainda mais porque a diretora decidiu, de maneira acertada, transpor para a tela o estilo despojadocasas de apostas com bonus de depositoque a obra literária é escrita. Annie escreve livros pequenos, de menos de 100 páginas, porém compactos,casas de apostas com bonus de depositoestilo seco (à la Graciliano Ramos), com raros adjetivos, objetivos e sem qualquer traço de autocomiseração.
A filmagem adota o mesmo trajeto - por outros meios, é claro. A câmera segue de muito perto a personagem interpretada por Anamaria. É um registro íntimo, porém tenso, já quecasas de apostas com bonus de depositoboa parte do seu tempo se assume como thriller, uma vertiginosa corrida contra o tempo e a incompreensão social.
O tom é realista - e próximo do insuportávelcasas de apostas com bonus de depositoseus momentos mais agudos. No entanto, sente-se a preocupação da diretoracasas de apostas com bonus de depositoevitar cenas mais brutais. Nem tudo que pode ser dito, por escrito, deve ser mostrado. Há uma força adicional da imagem que não convém negligenciar, sob pena de tornar intoleráveis determinadas sequências.
Esse cuidado, no entanto, não suaviza o filme. Apenas evita que seja tachado de apelativo. O que não vemos, podemos imaginar. E talvez a sugestão seja ainda mais forte que a exposição explícita.
Do ponto de vista conceitual, a versão cinematográfica segue a estratégia buscada por Annie Ernauxcasas de apostas com bonus de depositoseus livros (O Acontecimento, O Lugar, Os Anos, todos pela Fósforo): joga as questões pessoais do eu ficcional contra um pano de fundo social e histórico. Por exemplo, o ano de 1963 é lembrado como aquele do assassinato de John Kennedy, de intensas manifestações sociais e da Guerra da Argélia, fato histórico fundamental numa França dividida.
Além disso, a personagem é sempre vista emcasas de apostas com bonus de depositocondição social anfíbia - vem da classe baixa, mas tem aspirações intelectuais e de ascensão social. É, na terminologia francesa, uma "transfuge de classe". Isto é, alguém dividido entrecasas de apostas com bonus de depositoclasse social de origem e aquela outra a que aspira ou passa a viver, a dos intelectuais de prestígio, professores de alto nível, escritores publicados e respeitados. Essa ambivalência, um pécasas de apostas com bonus de depositocada canoa, produz no indivíduo contradições profundas e angústias não menos complexas.
COTAÇÃO: ÓTIMO