b2xbet parceiros-Balanço de Cannes 2024: Festival mais pop e favorito mostra como terror da realidade supera a ficção
b2xbet parceiros
Festival tenta manter o prestígio recuperado após mostrar as tendências do Oscar de 2024 a partir da edição do ano passado. Será que a programação tem força o bastante para repetir o feito?b2xbet parceiros de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
CANNES - E, no último dia do Festival de Cannes, veio o iraniano Mohammad Rasoulof, que já venceu o Urso de Ouro na Berlinale com O Mal não Existe. As estatísticas mostram que a maioria dos vencedores de Palma de Ouro são exibidos nos últimos dias, e no último dia do festival. The Seed of the Sacred Fig veio confirmar a regra. Habemus Palma, mas é antecipar-se à premiação que ocorrerá neste sábado, 25, à noite, 20h na França, 15h no Brasil.
A palavra final será de Mme. La Présidente, Greta Gerwig, e de seu júri integrado por Hirokazu Kore-eda, Nadine LAbaki, Omar Sy.
Nos últimos anos, Cannes vinha perdendo espaço para os festivais que se realizam no segundo semestre, especialmente Veneza, que havia virado o queridinho dos produtores de Hollywood. Com a proximidade do Oscar eles se beneficiavam da vitrine do Lido para tentar emplacar seus filmes nas indicações para os prêmios da Academia.
Mas, este ano algo se passou e o Oscar premiou importantes vencedores de Cannes no ano passado, como Anatomia de Uma Queda, Zona de Interesse. Para Cannes, e para Thierry Frémaux, que organiza a seleção oficial, virou uma questão de honra repetir o feito, ainda mais que este ano marcou o início de uma nova presidência do evento - Iris Knobloch, com certeza, quer mostrar resultados. Thiérry também. Afinal essa está sendo ab2xbet parceiros25ª seleção. Ninguém durou tanto no cargo como ele nesses 77 anos de Cannes.
Nove entre dez jornalistas de cinema - críticos - dirão que a seleção de 2024 foi mais pop. Outros que Frémaux aposentou seus velhos, com exceções. Apostou numa geração intermediária, autores não tão novos, mas que já integraram a seleção oficial anteriormente. E como a presidência está sendo exercida por uma mulher, Greta Gerwig, diretora de Barbie, aumentou um pouco (bem pouco) a representatividade de gênero. Quatro diretoras num total de 23 filmes representam cerca de um sexto da concorrência à Palma.
Outro preferido da crítica jovem - o grego Yorgos Lanthimos - volta a Cannes depois de dois triunfosb2xbet parceirosVeneza, A Favorita e Pobres Criaturas, agora com um filmeb2xbet parceirosepisódios, contando três histórias interpretadas pelo mesmo elenco, incluindo dois atores fieis - Emma Stone e Willem Dafoe. Relatos selvagens, variados tipos de aberrações, a primeira história até que é competente, mas depois é a descida da montanha russa.
Mais horrorb2xbet parceirosThe Girl With the Needle, de Magnus Van Horn, uma cria da estética neoexpressionista de Lanthimos. Após a 1ª Guerra, uma mulher cujo marido está no front engravida de um aristocrata dominado pela mãe e termina envolvendo-se com outra mulher que mata bebês. O marido que voltou sem rosto - sim! - da guerra é o único dotado de empatia humana nessa história de monstros, e atrocidades.
Francis Ford Coppola empenhoub2xbet parceirosvinícola para financiar, do próprio bolso, o filme com que sonhava há 30 anos. Apesar da beleza visual e de algumas inovações estéticas - à O Fundo do Coração -, o filme metaforiza a queda do Império Romano, transformando Nova Yorkb2xbet parceirosNova Roma, onde o arquiteto Adam Driver tenta construir a cidade futura, ideal, enredando-seb2xbet parceirosjogos de poder. É, rapaz, não é todo mundo que nasce Marlon Brando ou Robert De Niro para virar poderoso chefão. Um eventual prêmio para Megalopolis só se explicaráb2xbet parceirosreconhecimento à carreira do grande Coppola, ou como ajuda para que ele continue produzindo seus vinhos.
Coppola dedica Megalopolis à mulher, Eleanor, que morreub2xbet parceirosabril. David Cronenberg também perdeu a mulher e tenta expiar o lutob2xbet parceirosThe Shrouds. Vincent Cassel, que não é parecido com ele, mas ficou igual graças ao corte de cabelo, à postura e uma certa perda de massa física, possui o cemitério onde está enterradab2xbet parceirosmulher. Por meio de um dispositivo eletrônico instalado na cova, pode acompanhar a deterioração do cadáver da falecida. Puro Cronenberg, mas a inspiração foi-se.
Vencedor do prêmio de interpretaçãob2xbet parceirosBerlim,b2xbet parceirosfevereiro, Sebastian Stan é uma aposta para repetir o troféu, agora porb2xbet parceirosinterpretação como o jovem Donald Trump, de Ali Abbasi. Trump virou o que é pela influência de dois pais, o biológico, e seu mentor, Roy Cohn, que surgiu no macarthismo, escondeu a vida toda a homossexualidade e termina vítima da aids, como sabe quem viu Anjos na América. Melhor, até, do que Stan é Jeremy Strong, que faz Cohn. O Trump de Abbasi é o típico homem que não sabe amar, exceto a si mesmo. Como psicanálise, é elementar. Como cinema, médio.
Ben Whishaw é outro aspirante a melhor ator como o dissidente russo de Limonov, de Kirill Serebrennikov. O cara consegue migrar nos EUA, perder-seb2xbet parceirosNova York, mas volta ao império fraturado para fundar um partido de extrema-direita que, o filme não mostra, praticou atrocidades na Guerra do Donbass. Tem um plano sequência elaborado, e maravilhoso, só.
Jia Zhangke segue comb2xbet parceirosinvestigação sobre as mudanças na China. Adapta-as para o tempo da pandemiab2xbet parceirosCaught by Tides. Apesar de belas cenas - uma certa corrida -, parece um tanto cansado, senão repetitivo. Paolo Sorrentino vale-se de uma bela mulher - a jovem Celeste Dalla Porta - para discutir o que é a etnografiab2xbet parceirosParthenope. O filme também tem seus momentos, mas, apesar de uma certa grandiosidade, não vai muito além do básico. Uma mulher que não sabe amar.
Até a sexta, e a chegada de Rasoulof, havia uma acirrada disputa entre The Substance e o musical de Jacques Audiard, Emilia Pérez. Questões identitárias atravessam a obra do diretor, mas nunca como aqui. Um poderoso chefão do narcotráfico quer mudar radicalmente de vida. Seria necessário todo o espaço desse texto para dar conta das reviravoltas da trama, e de gêneros, cinematográficos, e não apenas. Emilia Pérez seria - seria - um bom, senão grande vencedor da Palma. Greta e seu júri ainda podem fazer história premiando a espetacular Karla Sofía Gascón, que seria a primeira mulher atriz trans a vencer o Festival de Cannes.
Senão, o troféu caberia muito bem a Mikey Madison, protagonista de Anora, de Sean Baker. É outro dos grandes filmes dessa edição. A história da stripper americana que se envolve com o herdeiro de um oligarca russo. Casam-se, e a família do rapaz vem para estragar a festa. A mais improvável das histórias de amor, não com o herdeiro. Há redenção para os dejetos humanos do capitalismo.
Um dos maiores filmes dessa edição, e talvez o maior - Grand Tour, do português Miguel Gomes -, foge a qualquer parâmetro de narração hollywoodiana. A estrutura romanesca, o ponto de vista do homem e o da mulher, a implosão da temporalidade - o filme de época passa-seb2xbet parceiroscenários contemporâneos -, tudo em Grand Tour desafia cânones. Seria uma bela surpresa, mas surpresa será se The Seed of the Sacred Fig não levar o prêmio máximo. Para quem queria horror, o filme tem o da realidade. Feminismo? Logo no começo, o casal, marido e mulher, comemora a promoção dele a investigador dos tribunais revolucionários do Irã.
O próximo passo da evolução poderá ser para juiz. Mas logo, num paísb2xbet parceirosprocesso de convulsão, começam os problemas, e dentro da casa. As filhas estão conectadas no mundo via redes sociais. O pai invoca Deus. Todo o horror - a brutalidade da repressão - é obra dos inimigos de Deus. Rasoulof fez um filme tenso, assustador. Toda a gosma de The Substance não vale a cena na qual a mãe trata a ferida de uma amiga das filhas. Aqui não há fantástico, o horror da realidade supera o da ficção. Há uma subtrama sobre uma arma que desaparece. O pai, sentindo-se ameaçado, enlouquece. As mulheres da família, unidas, jamais serão vencidas. A Semente da Figueira Sagrada levará? A resposta, no sábado à noite.
Mas cabe um acréscimo. Depois de 30 anos de ausência, a Índia voltou à competição de Cannes, e com um filme dirigido por uma mulher. Uma enfermeira e as demais vidas cruzadas num hospital. Payal Kapadia poderá muito bem entrar nas considerações do júri, nem que sejas pelo título de seu filme. All We Imagine is Light. Tudo o que imaginamos é luz. É uma bela definição do cinema.