bet 80-Tony Todd, de 'O Mistério de Candyman' e 'Premonição', morre aos 69 anos
bet 80
Ator era conhecido por estrelar filmes de terror e deu vida a um dos monstros mais famosos dos anos 1990bet 80 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O ator Tony Todd, que é mais conhecido por interpretar o fantasma vingativo de "O Mistério de Candyman", morreu na quarta-feira, 6, embet 80casabet 80Marina Del Rey, Califórnia (EUA), aos 69 anos. A informação foi confirmada por seu representante na madrugada deste sábado, 9, mas a causa da morte não foi divulgada.
Início da carreira
Nascidobet 804 de dezembro de 1954bet 80Washington, D.C., Todd iniciou a carreira no teatro, antes de conquistar seu primeiro destaque no cinema aos 32 anos,bet 80"Platoon" (1986), épico de guerra dirigido por Oliver Stone, que venceu o Oscar de Melhor Filme. Nos anos seguintes, ele se alterou entre outros filmes de ação e produções de horror, que acabaram se tornando seu carro-chefe.
O impacto no terror
Seu primeiro papel de protagonista foi no remake do clássico de zumbis "A Noite dos Mortos-Vivos", lançadobet 801990. Dois anos depois, veio a consagraçãobet 80"O Mistério de Candyman" (1992), onde interpretou Daniel Robitaille, o "Candyman", um artista afro-americano assassinado brutalmente no século 19 por conta de um relacionamento inter-racial. O personagem, que retornava como assombração vingativa e tinha um gancho no lugar da mão, tornou-se um dos monstros mais famosos dos anos 1990. Além disso, o filme conquistou a crítica por abordar temas como gentrificação e racismo. A repercussão positiva deu origem a uma franquia.
Todd reprisou o papelbet 80"Candyman: Adeus à Carne" (1995), dirigido por Bill Condon, e "Candyman: Dia dos Mortos" (1999), de Turi Meyer. Em 2021, a franquia ganhou um reboot com o título "A Lenda do Candyman", com direção de Nia DaCosta ("As Marvels") e roteiro de Jordan Peele ("Corra!"). A produção serviu como uma sequência direta do filme original, trazendo o ator de volta como Robittaile.
Ele também teve presença significativa na franquia "Premonição", aparecendo no primeiro filme de 2000 ebet 80mais três continuações como William Bludworth, agente funerário que surge de forma enigmática para os sobreviventes, indicando ser o único a saber o que está acontecendobet 80meio às mortes bizarras.
Outros papéis
Com mais de 100 créditosbet 80cinema e televisão, Todd ainda teve papéis memoráveisbet 80"O Corvo" (1994), de Alex Proyas, e o thriller "A Rocha" (1996), de Michael Bay, ebet 80séries como "Homicídio", "Boston Public", "Law & Order", "Arquivo X", "Smallville", "Stargate SG-1" e "24 Horas", além de "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração" (1989), onde viveu Kurn, irmão do protagonista Worf (Michael Dorn). Para completar,bet 80voz marcante deu vida a personagens como The Fallenbet 80"Transformers: A Vingança dos Derrotados" e Zoombet 80"The Flash", e há muitos personagens de videogames, como Venombet 80"Homem-Aranha 2" da Insomniac para PlayStation.
O ator trabalhava de forma incansável e contribuiu para diversas produções independentes nos últimos anos. Segundo seu perfil no IMDb, há pelo menos nove projetosbet 80pós-produção combet 80participação.