jogo stake-80 anos de Elis Regina, viva como sempre
jogo stake
Universal Music celebra as oito décadas da maior cantora brasileira de todos os temposNesta segunda-feira (17), a saudosa Elis Regina faria 80 anos. Para celebrar as oito décadas dessa que segue sendo uma das maiores cantoras desta terra de grandes cantoras, a gravadora Universal Music prepara uma série de homenagens.
A primeira delas é o lançamento de Elis, álbum de 1973,jogo stakeversão remixada pelo produtor João Marcello Bôscoli, filho da artista. O disco sairájogo stakevinil, digital ejogo stakeDolby Atmos — tecnologia de som imersiva de alta fidelidade. A versão física do produto estará disponíveljogo stakebreve na UMusic Store.
Além do relançamento de Elis, para a celebração dos 80 anos estão previstas compilações digitais a serem lançadas ao longo de 2025 e 2026. As gravações serão todas extraídas dos catálogos da Universal Music Brasil e da EMI Music, o que compreende discos lançados entre 1975 e 1980, além dos compactos do período.
Esse acervo reúne discos que testemunham a história da música popular brasileira,jogo stakecapítulos como o samba-jazz do Beco das Garrafas e os festivais da canção. Mais do que isso, eles ajudaram a definir os caminhos que nossa música traçaria.
Elis Regina: os artistas que a cantora projetou para a MPB
Não é exagero afirmar que muito do que se entende por MPB foi formatado pelos álbuns da cantora,jogo stakeespecial Elis, de 1966. Ao longo da carreira, ela também lançou e/ou projetou nomes como Milton Nascimento, João Bosco & Aldir Blanc, Gilberto Gil, Tim Maia, Sueli Costa, Edu Lobo, Ivan Lins, Belchior, Renato Teixeira e Guilherme Arantes.
Sua vida foi interrompida prematuramentejogo stake1982. Mas não é exato dizer que estamos sem ela há mais de quatro décadas. Afinal, nesse período ela esteve mais do que presente: a matriz de canto que ela definiu emjogo stakediscografia segue influenciando cantoras brasileiras (e estrangeiras, como Björk); suas gravações continuaram, ao longo dos anos apósjogo stakemorte, embalando trilhas sonoras de novelas, séries e filmes;jogo stakememória não cansa de ser celebradajogo stakelivros, filmes, peças, shows e homenagens mil.
Ainda sem data definida, o relançamento do álbum Elis, de 1973,jogo stakeversão remixada, é um símbolo desse legado. O disco contém clássicos dejogo stakecarreira, como É com esse que eu vou (Pedro Caetano), Folhas secas (Nelson Cavaquinho), Ladeira da Preguiça e Oriente (ambas de Gilberto Gil).
A modernidade da sonoridade alcançada ali — com uma banda cujo núcleo era o dream team César Camargo Mariano (piano e teclados), Paulinho Braga (bateria), Chico Batera (percussão) e Luizão Maia (baixo elétrico) — serviu de referência para uma certa forma de se fazer samba que aparece, por exemplo, no trabalho de artistas como Djavanjogo stakeseus primeiros anos.
"É um momentojogo stakeque é desenhado um som pra ela, a partir de elementos como a abordagem, discreta mas fundamental, de César Camargo Mariano sobre os sintetizadores da época", avalia João Marcello Bôscoli. "Se o Brasil tivesse um pensamento,jogo staketermos musicais, como sempre teve os Estados Unidos, essa sonoridade ganharia um nome, seria entendida quase como um subgênero. O disco documenta esse momento de virada de página, de uma nova etapa na música e também na vida. Porque ela estava entrando num novo casamento (com César Camargo Mariano), mudando-se pra São Paulo… Enfim uma série de nuances humanas".
João Marcello Bôscoli explica que o trabalho dele e dejogo stakeequipe na remixagem de Elis é "respeitar 110% os planos originais de quem fez o disco". Ou seja, sem mexer na concepção sonora do álbum, fazê-lo soar mais nítido e brilhante, a partir de recursos que a tecnologia atual permite.
"A primeira coisa que fazemos é tirar tudo que não pertence à gravação: chiados, cliques…", explica João Marcello. "A gente vai no limite do que consegue extrair sem afetar o timbre do instrumento. Outra coisa: na época, as frequências mais graves que poderiam jogar a agulha fora do sulco do vinil eram cortadas. Nessa nova versão, tudo que era ouvido dentro do estúdio está no disco. O grave do Luizão está lá pleno, assim como o bumbo da bateria. A partir da restauração, iniciamos a remixagem, sem alterarjogo stakenada seu conceito. Ou seja, se o chimbal está do lado esquerdo, ele não vai pro lado direito. Se a relação de volume entre o baixo e a bateria é aquela, é aquela que ficará".
E complementa: "Mas o resultado final traz uma diferença muito grande. Esses microdetalhes vão dando uma clareza, as texturas originais aparecem mais".
Ainda sobre respeitar os planos originais, há um mandamento que João Marcello segue à risca toda vez que trabalha sobre as gravações de Elis: "Não tem nenhum tipo de correção vocal de afinação na Elis. É proibido. Primeiro, porque não quero criar algo que Elis não aprovou. E,jogo stakesegundo lugar, não quero passar a régua na voz para alcançar algo que não existe na natureza. Até porque a Elis usava a afinação pra interpretação. Às vezes puxa a nota um pouco pra cima ou pra baixo, de acordo com a mensagem que quer passar. Tem um jeito de atacar a nota que ela escolheu, ora indo direto, ora indo na direção dela até alcançá-la. Ela dominava aquilo. Nunca achei uma emenda nas gravações dela. É sempre um take, com a música cantada do início ao fim. É muito legal isso quem está ouvindo saber disso".
Confira a lista completa do acervo de Elis Regina, que cobre quase todajogo stakecarreira:
Samba eu canto assim (1965)
jogo stake de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
2 na Bossa — Elis Regina, Jair Rodrigues e Jongo Trio (1965)
O fino do fino — Elis Regina e Zimbo Trio (1965)
Dois na Bossa número 2 — Elis Regina e Jair Rodrigues (1966)
Elis (1966)
Dois na Bossa número 3 — Elis Regina e Jair Rodrigues (1967)
Elis especial (1968)
Elis Regina in London (1969)
Aquarela do Brasil — Elis Regina e Toots Thielemans (1969)
Elis, como e porque (1969)
Elis no Teatro da Praia com Miele & Bôscoli (1970)
Em pleno verão (1970)
Ela (1971)
Elis (1972)
Elis (1973)
Elis & Tom — Elis Regina e Tom Jobim (1974)
Elis (1974)
Falso brilhante (1976)
Elis (1977)
Transversal do tempo (1978)
Elis especial (1979)
Elis" (1980) - EMI Music