bwin eu-Novo chefe do jornalismo da Globo passa na 1ª prova de fogo e tem próximo desafio
bwin eu
Ricardo Villela conduz a equipebwin eucobertura complexa afetada por ataques verbais contra a emissoraA cobertura da Globo das enchentes no Rio Grande do Sul merece elogios pelo esforço dos profissionais. Não apenas os de vídeo, também aqueles que atuam atrás das câmeras, como produtores e cinegrafistas.
bwin eu de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
As matérias e os ‘links’ (entradas ao vivo) informam o telespectador e, especialmente, orientam a população diretamente atingida por um dos maiores desastres climáticos da história do Brasil.
Um componente se destaca: a humanização dos relatos. Apresentadores e repórteres enviados às regiões mais atingidas sentem na pele a tristeza trazida pelas águas e a incerteza a respeito do futuro de milhares de famílias.
Com audiência relevantebwin eutodos os cantos do país, a Globo divulga dia e noite os meios adequados para doações. Essa campanha estimulou, certamente, milhões de brasileiros a colaborar com os gaúchos desabrigados.
No comando deste trabalho jornalístico com viés humanitário está Ricardo Villela. Funcionário da empresa desde 2005, ele assumiubwin eujaneiro a direção-geral de jornalismo do canal. Sucedeu a Ali Kamel, que ocupou o cargo por 12 anos.
A força-tarefa para acessar as áreas alagadas, apurar informações e transmiti-las da madrugada ao fim da noite tem sido a primeira prova de fogo do jornalista. Pode-se afirmar que ele está vencendo a batalha com competência e sensibilidade.
Um dos acertos foi deslocar William Bonner do estúdio do ‘Jornal Nacional’, no Rio, para as regiões de alagamentobwin euPorto Alegre. “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, canta Milton Nascimentobwin eu‘Nos Bailes da Vida’. A mesma asserção vale para qualquer jornalista.
Ancorar a cobertura no epicentro da tragédia faz a diferença. Ao trocar o terno e gravata por camiseta e jeans, e conversar olhos nos olhos com a população desolada e os incansáveis voluntários, Bonner presta um serviço ao Brasil.
Ressalta a importância de superarmos a guerra político-ideológica dos últimos anosbwin eunome do espírito coletivo e da solidariedade. Os episódios de hostilidade contra o apresentador e a emissora no meio da enchente – os gritos de “Globo lixo” acontecem até no ‘ao vivo’ de outras TVs – dão ainda mais valor ao seu trabalho.
Conhecido por ser acessível e agregador, politizado e discreto, Ricardo Villela terá outro desafiobwin eubreve: a cobertura das eleições municipais,bwin euoutubro. Na prática, a campanha já começou.
O evento gigantesco deve ser marcado pela guerra entre progressistas e a extrema-direita, o uso antiético da Inteligência Artificial e a escalada do ódio contra os profissionais da Globo. Assim como Hércules, o número 1 do jornalismo do canal não terá descanso tão cedo.