figueirense x vitoria palpite-Como empresa de Berlim equiparou salário de homens e mulheres
figueirense x vitoria palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Diferença de ganho por gênero faz parte da cultura alemã: mulheres recebem 21% a menos do que homens. Há dez anos, empresa pública de saneamento iniciou programa para acabar com essa discrepância - e virou modelo.Quando começou, há cerca de dez anos, um projeto de reestruturação no quadro de funcionários, a empresa de saneamento da capital alemã, Berliner Wasserbetriebe, responsável pelo abastecimento de água dos cerca de 3,5 milhões de moradores, não imaginava que a iniciativa daria início a um processo de equiparação salarial entre homens e mulheres que se tornaria um modelo.
Com a modernização e a automatização de alguns setores, a empresa, que possui cerca de 4,4 mil funcionários, precisava realocar empregados para evitar demissões. O processo teve início com um estudo que visava a otimizar essa reestruturação.
"Durante o processo, percebemos que,figueirense x vitoria palpitealgumas áreas, havia estruturas de salário historicamente enraizadas que não correspondiam mais com a atualidade. Por isso, iniciamos a campanha de equiparação salarial entre homens e mulheres", conta o porta-voz da Berliner Wasserbetriebe, Stephan Natz.
A diferença salarial por gênero não é um problema exclusivo da Berliner Wasserbetriebe. Segundo uma pesquisa recente do Ministério para Família, Idosos, Mulheres e Jovens, as mulheres ganham 21% a menos do que homens na Alemanha. No Brasil, a diferença chega a 34%.
Segundo a cientista política Barbara Riedmüller, a diferença salarial teve início com a expansão do mercado de trabalho, quando as mulheres costumavam ser vistas como substitutas dos homens, o que, na época, justificava a discrepância no pagamento.
Com o tempo, as mulheres passaram a ser prejudicadas pelo fato de engravidarem, acrescenta Riedmüller. A esses fatores junta-se ainda a falta de um poder organizacional fortefigueirense x vitoria palpitedebates laborais - por exemplo, sindicatos que tenham a equiparação salarial como causa principal.
As estruturas discriminatórias vão se enraizandofigueirense x vitoria palpiteempresas, e avanços costumam ocorrer lentamente, sem que haja iniciativas que visam exclusivamente uma reforma salarial. Com a Berliner Wasserbetriebe não foi diferente: a mudança ocorreu dentro de um processo maior de realocação de funcionários.
Combate a "funções de homem"
Na Berliner Wasserbetriebe, o primeiro passo para promover uma mudançafigueirense x vitoria palpiteestruturas históricas foi identificar onde a discriminação acontecia e os motivos que justificavam a diferença nos honorários. Para fazer esse levantamento, ela contou com a ajuda de uma consultora da Fundação Hans-Böckler, ligada a sindicatos.
Um dos problemas encontrados foi a diferença no pagamento de profissões consideradas femininas e masculinas. "Funções de mulheres", como na cantina, tendiam a ser classificadas de valor menorfigueirense x vitoria palpitecomparação com as ocupadas por homens, comofigueirense x vitoria palpiteestações de tratamento.
Após identificar diferenças dentro salariais da mesma área, a próxima etapa do estudo foi corrigir as lacunas entre as funções consideradas "típicas de mulheres" e as "típicas de homens". Para isso, uma série de critérios - como grau de qualificação, responsabilidade, exigência do cargo - foram levadosfigueirense x vitoria palpiteconsideração para a equiparação salarial entre setores que exigiam requisitos semelhantes dos funcionários.
"Queríamos uma equiparação universal, comparamos as funções para igualar os salários quando as exigências eram as mesmas. A transparência foi importante para o sucesso do projeto", ressalta Natz.
A transparência da Berliner Wasserbetriebe serviu de inspiração para uma lei de equiparação salarial aprovada na semana passada pelos partidos que formam a coalizão do governo Angela Merkel.
A proposta, que deve ser aprovada no Parlamento no ano que vem, estabelece a funcionários de empresas, que possuem a partir de 200 empregados, o direito de solicitar informações sobre o honorário de pessoas que ocupam a mesma função.
A legislação determina ainda que empresas com 500 funcionários ou mais realizem auditorias que abordem a discriminação de gênero nas folhas de pagamento a cada cinco anos e apresentem relatórios sobre o que estão fazendo para alcançar a equiparação salarial.
O governo afirma que a lei é um passo importante para acabar com a discriminação de gênero no mercado de trabalho, além de fortalecer a posição de mulheresfigueirense x vitoria palpitenegociações salariais. No entanto, a medida é vista com receio por especialistas.
"A lei é fraca, pois ela não determina a obrigatoriedade da equiparação salarial", afirma Riedmüller. "Ela só abre a oportunidade de se questionar sobre quanto recebem os colegas, mas depois cabe à mulher entrar na Justiça para exigir o mesmo salário, correndo o risco de perder o emprego", completa a especialistafigueirense x vitoria palpitepolíticas sociais.
Para o Conselho Nacional Alemão de Organizações de Mulheres, a lei é o primeiro passo, mas a grande maioria das mulheres na Alemanha trabalhafigueirense x vitoria palpiteempresas com menos de 200 funcionários - ou seja, a proposta não terá impacto nenhum para elas.
"Há dois aspectos que dificultam a mudança deste cenário: o preconceito culturalfigueirense x vitoria palpiterelação ao poder de trabalho feminino e o fato de que equiparação salarial significa a perda privilégios. Talvez, no futuro, as mulheres não ganharão mais, mas serão os homens que passarão a ganhar menos, por exemplo,figueirense x vitoria palpitecargos de chefia oufigueirense x vitoria palpiteáreas superestimadas", avalia Ulrike Helwerth, porta-voz do Conselho Nacional Alemão de Organizações de Mulheres.
O esforço da Berliner Wasserbetriebe rendeu frutos no mercado, principalmente num período de relativa escassez de mão de obra na Alemanha e com grande disputa de profissionais entre empresas. Natz afirma que, na concorrênciafigueirense x vitoria palpitebusca por novos funcionários, estudos revelaram que esse foi um fator fundamental para muitos optarem pela empresa.
Atualmente, 31% das vagas da empresa são preenchidas por mulheres. Nos próximos anos, cerca de 100 empregadores vão se aposentar, abrindo novos postos de trabalho. A Berliner Wasserbetriebe sabe que necessita de mulheres para preencher grande parte dessas vagas e aposta que a equiparação salarial é um fator diferencial perante a concorrência.