double slot-Liderança boa na empresa não depende de gênero, diz psicóloga
double slot
Para especialista, mulheres desenvolveram habilidades específicas, mas não é possível generalizar a forma de liderardouble slot de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Um bom líder tem características especiais que o tornam alguém fundamental dentro de uma organização, mas essas características independem de gênero e podem ser desenvolvidas por qualquer um que queira se aprimorar na função.
De acordo com Monique Stony, psicóloga com mais de 15 anos de experiência como executiva de Recursos Humanosdouble slotorganizações multinacionais e apoiadora do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, não se deve generalizar ao pensardouble slotliderança, ainda que as mulheres possam ter desenvolvido algumas habilidades específicas por questões históricas e sociais.
“Eu acreditodouble slotbons líderes independentemente do gênero. Ou seja, acreditodouble slotpessoas que tenham visão, planejamento, boa comunicação, poder de escuta ativa, influência, interesse pelo desenvolvimento dos outros, empatia, resiliência etc.”, diz.
Mulheres desenvolvem mais a empatia
Ela explica que a liderança tem a ver com pessoas e não com o fato do líder ser mulher ou homem.
“Ao longo da minha experiência já vi uma série de situações acontecerem com todos os gêneros. O que acontece é que, por conta de uma bagagem histórica e social, as mulheres costumam ter uma maior predisposição a desenvolver características como empatia, escuta ativa, flexibilidade e resiliência”, avalia.
A especialista explica que, culturalmente, a mulher acaba tendo que lidar com situações de pressão ao conciliar a vida pessoal com a vida profissional, e essas situações acabam contribuindo para que desenvolva certas habilidades, especialmente se já é mãe.
“Sabemos que algumas tarefas deveriam ser papel tanto do pai quanto da mãe, mas infelizmente elas caem mais no colo das mulheres”, analisa.
Para uma mulher se tornar uma boa líder, além das características já citadas, Monique afirma que é preciso saber se posicionar, comunicar o que quer e onde quer chegar, trabalhar bastante com feedback e conseguir dar apoio quando preciso.
“E isso vale para qualquer liderança na verdade”, finaliza ela.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.