pênalti aposta-Lula convoca reunião para discutir alta do dólar: 'Não é normal o que está acontecendo'
pênalti aposta
Em um mês, o dólar já subiu 7,95% e, desde janeiro, 16,78%pênalti aposta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para discutir alta do dólar. Em um mês, a moeda norte-americana já subiu 7,95% e, desde janeiro, 16,78%. Em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, nesta terça-feira, 2, o petista disse considerar que há um "jogo de interesse especulativo contra o real no país" que tem mantido a valorização da moeda estrangeira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação", iniciou o presidente. Em seguida, Lula disse que quando retornar para Brasília, na quarta-feira, 3, vai ter uma reunião para discutir tal situação. "Não é normal o que está acontecendo", considerou.
Pelo terceiro dia consecutivo, o dólar estápênalti apostaalta. A moeda americana abriupênalti apostaqueda nesta terça, mas inverteu o movimento, sobretudo, depois que o presidente Lula falou sobre as especulaçõespênalti apostatorno do real. Às 11h02, a cotação avançava 0,26%, para R$ 5,66.
Lula considera que as altas da moeda estejam relacionadas às suas entrevistas. Ele deu como exemplo que, na semana passada, o dólar teria começado a subir 15 minutos antes de uma conversa dele com um portal.
O discurso mais voltado ao intervencionismo não agradou os investidores, que ainda têm de lidar com incertezas externas como a taxa de juros dos Estados Unidos. A alta do câmbio é apenas um dos efeitos imediatos dessa estratégia do presidente, que pode chegar rapidamente à economia real, desorganizando o planejamento das empresas e pressionado à inflação. O resultado seria o contrário do que Lula tanto deseja, que é a queda na taxa de juros.
'Guerra com Campos Neto'
Ainda na entrevistapênalti apostaSalvador, o presidente aproveitou para reiterar o que tem ditopênalti apostaquase todas entrevistas que participa, tecendo críticas à postura do Banco Central. "Definitivamente, eu acho que ele tem um viés político", afirmou Lulapênalti apostareferência ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.
"Eu não posso fazer nada, porque ele é presidente do Banco Central, ele tem um mandato, ele foi eleito pelo Senado. Eu tenho que esperar terminar o mandato e indicar alguém", complementou Lula. *Com informações do Estadão Conteúdo