Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

novibet deposito-Ailton Krenak, 1º autor indígena imortal pela Academia Brasileira de Letras, toma posse hoje

novibet deposito

Em outubro de 2023, o escritor de "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não é Útil" foi eleito com 23 votos
5 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ailton Krenak, de 70 anos, é o primeiro indígena a tomar posse da Academia Brasileira de Letras (ABL) e irá ocupar a cadeira n.º 5, antes ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho. A cerimônia de posse é nesta sexta-feira, 5, às 20h, no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio.
Ailton Krenak irá receber o colar de imortal de Fernanda Montenegro
Ailton Krenak irá receber o colar de imortal de Fernanda Montenegro
Foto: Produção Cultural no Brasil/Wikimedia Commons

novibet deposito de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O escritor e ambientalista Ailton Krenak, de 70 anos, é o primeiro indígena a tomar posse da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia será nesta sexta-feira, 5, às 20h, no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio.

Ele irá receber o colar de imortal de Fernanda Montenegro, a espada será entregue pelo acadêmico Arnaldo Niskier e o diploma pelo acadêmico Antonio Carlos Secchin. A cerimônia será transmitida pelo canal da ABL no YouTube.

Quem é Ailton Krenak, 1º indígena eleito para ABL Quem é Ailton Krenak, 1º indígena eleito para ABL

Em outubro de 2023, Krenak foi eleito com 23 votos e irá ocupar a cadeira n.º 5, antes ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que morreunovibet depositoagosto. A historiadora Mary Del Priore ficounovibet depositosegundo lugar, com 12 votos, e o também indígena Daniel Munduruku teve 4 votos.

Em nota divulgada no site da Academia Brasileira de Letras na última segunda-feira, 1, sobre a posse, a ABL citou que um dos objetivos de Krenak, como membro da academia, é criar uma plataforma para quem deseja acessar documentos, textos, imagens e filmes sobre as línguas nativas.

"Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olharmos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzir com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir", disse o líder indígena.

"Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgate linguístico. A UNESCO declarou essa década, a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes."

Ailton Krenak

Natural de Itabirinha, Minas Gerais, Ailton Krenak é considerado uma das grandes lideranças indígenas da atualidade. Em 1985, ele fundou o Núcleo de Cultura Indígena, uma organização não governamental que promove a cultura indígena.

Krenak é autor de livros como "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo", "A Vida Não é Útil" e "O Amanhã Não Está à Venda". As suas obras foram traduzidas para mais de 13 países.

O indígena também é professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro da Academia Mineira de Letras. Ele vive na Reserva Indígena Krenak,novibet depositoResplendor (MG).

Fonte: Redação Nós
Compartilhar

Fontes de referência

  1. app para apostar em jogos de futebol
  2. 7games baixador de jogo
  3. jogo online estrela bet

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade