aposta na copa do mundo-Apenas 1% do Senado Federal é composto por mulheres negras
aposta na copa do mundo
A pesquisa realizada pelo Mulheres Negras Decidem apresenta dados sobre elas no Senadoaposta na copa do mundo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
De acordo com a pesquisa "Balanço das Parlamentares" do Mulheres Negras Decidem, apenas 1% do Senado Federal é feminino e negro. O estudo teve como pergunta "Quais são as principais contribuições deixadas pelas parlamentares negras na última legislatura?" para orientar o movimento na pesquisa sobre essas mulheres.
Os dados são baseadosaposta na copa do mundo58 parlamentares autodeclaradas negras ou pardas que o movimento teve acesso sendo: 43 deputadas estaduais, 13 deputadas federais, 1 deputada distrital e 1 senadora. Segundo a pesquisa, o percentual de mulheres negras na Câmara dos Deputados é de pouco mais de 2%, e no Senado, há apenas uma mulher negra exercendo a função legislativa de Senadora, a Senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA).
As 13 mulheres deputadas federais autodeclaradas negras foram identificadas como: Rosangela Gomes (Republicanos/RJ), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Benedita da Silva (PT/RJ), Áurea Carolin (PSOL/MG), Vivi Reis (PSOL/PA), Rose Modesto (União Brasil/MS), Mariana Carvalho (PSDB/RO), Lídice da Mata (PSB/BA), Flávia Arruda (PL/DF), Silvia Cristina (PL/RO), Professora Marcivânia (PC do B/AP), Jessica Sales (MDB/AC) e Leda Sadala (Progressistas/AP).
Dessas 58 parlamentares, 39 se autodeclaram pardas e 19 negras. A composição de mulhere negras trans no universo da pesquisa é de 1,7%: a deputada estadual Erica Malunguinho, do PSOL de São Paulo, foi a primeira pessoas trans a ocupar a Assembléia Legislativa do Estado.
Das mulheres, 69% são mães e quatro delas tiveram filhos ao longo do mandato. Todas as parlamentares têm acima de 30 anos de idade, sendo que o grupo etário mais representativo está na faixa entre 40 e 49 anos, seguido das mulheres entre 50 e 59 anos.
Essas parlamentares negras possuem uma escolaridade alta: 70% tem ensino superior completo, 12% com ensino superior incompleto, 14% com ensino médio completo e 4% com pós graduação.
Confira abaixo a publicação do Mulheres Negras Decidem e do projeto Estamos Prontas sobre a pesquisa.