Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

tchouaméni fifa 22-Autistas reagem a documento do Conade e rechaçam rótulo psicossocial; MDHC diz que vaga para TEA é garantida

tchouaméni fifa 22

Episódio 175 da coluna Vencer Limites no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado.
21 jan 2025 - 07h27
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

tchouaméni fifa 22 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Instituições e famílias que defendem os direitos dos autistas reagiram de maneira contundente ao documento do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) que determina a quantidade de vagas e as características de seus ocupantes, discutido na primeira reunião do órgão neste ano, feita na última sexta-feira, 17. Diferente de versões anteriores, não havia na lista espaço específico para entidades do autismo, mas sim para pessoas com deficiência psicossocial.

Antes da reunião, entidades manifestaram preocupação com a alteração e, durante o encontro, que foi online, muita gente usou a área de mensagens para mostrar insatisfação e exigir uma confirmação de que a vaga das organizações de autistas é garantida.

A atual presidente do Conade e também secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, disse na reunião que a ausência da vaga para autistas era um erro e publicou vídeotchouaméni fifa 22suas redes sociais com esse trecho replicado.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) já havia publicado, no último dia 13, uma nota, na qual afirma que "a representação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) será mantida, reafirmando o compromisso desta pasta com a inclusão, a proteção e a promoção dos direitos dessa importante parcela da população brasileira".

Documento

Nota sobre representação de pessoas com TEA no CONADE - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Independentemente da composição do Conade, há um movimento crescentetchouaméni fifa 22torno das condições psicossociais. A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência trabalha para a criação de uma câmara técnica sobre políticas públicas e deficiência psicossocial, no âmbito da Câmara Interministerial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CIDPD), que é a instância máxima de governança do novo plano Viver Sem Limite, para debater também políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência psicossocial e para autistas.

Estátchouaméni fifa 22trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) n° 4918/2019, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), parado desde 2023, que "estabelece direitos e garantias às pessoas com transtornos mentais e inclui expressamente esse segmento no rol das pessoas com deficiência".

Entre as condições psicossociais estão esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, paranoia e também o autismo, mas dessa lista apenas autistas hoje são oficialmente identificados como pessoas com deficiência e as instituições do TEA rechaçam esse rótulo psicossocial.

Existem, por exemplo, normas técnicas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) que identificam esquizofrenia como deficiência, considerando o modelo biopsicossocial estabelecido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015), mas isso não é uma identificação oficial no País.

Para mim está claro que há um movimento interno no governo que defende a ideia do autismo como deficiência psicossocial. A causa autista ganhou muita força nos últimos anos e representantes de outras causas, ou até do próprio governo, podem estar insatisfeitos com esse poder.

Vejo hoje com a causa autista a mesma dinâmica que havia com a causa da síndrome de Down 15 anos atrás. É um tematchouaméni fifa 22evidência que levanta discussões ao redor e também é usado por oportunistas para reunir apoio, seguidores e influência. Esse tamanho gera ataques e o movimento precisa se manter unido para enfrentar isso.

O aprofundamento dos critérios usados para identificar e diagnosticar pessoas autistas, e também outras condições, é natural porque o conhecimento avança, mas me preocupa o que será disso tudo se esses critérios fizerem uma curva acentuada e milhares desses diagnósticos deixarem de ser válidos.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. esportes bet
  2. bet365 pix login
  3. imobiliaria cassino rs temporada

    1. TAGS
Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade