Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vila nova x grêmio palpite-BBB 23: angolana Tina exalta africanidade com tecido Samakaka

vila nova x grêmio palpite

A jornalista e ex-miss Benguela, cidade a Oeste de Angola, usou conjuntovila nova x grêmio palpitetecido tradicional dos Muíla, povos do Sul de Angola
17 jan 2023 - 10h22
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

vila nova x grêmio palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A angolana Tina Calamba, 29 anos, que vive no Brasil há oito anos, chegou chegando ao BBB 23, ao mostrar todavila nova x grêmio palpiteafricanidade e transmitindo uma mensagem potente comvila nova x grêmio palpiteroupa. Para entrar ao lado de MC Guimê na casa do reality show da Globo, a jornalista e ex-miss Benguela, cidade a Oeste de Angola, usou conjunto de saia, top e mangas bufantes com o tecido Samakaka.

Tina Calamba
Tina Calamba
Foto: @thalescortes/reprodução/Instagram / Elas no Tapete Vermelho

"Gostaram do meu look de entrada, #diamantes? 💎Vestindo minha identidade! Samakaka! Esse é só o primeiro! Aguardem os próximos para o #BBB23.😌 Aprovado pra "Calamba"?", escreveu nas redes sociais. Ela já foi dona de uma blog de moda, levou seis laces para o programa e, segundo o site GShow, já colocou trança de 65 cm. A jovem, que moravila nova x grêmio palpiteSão Paulo, não conheceu seu pai, mortovila nova x grêmio palpiteuma guerra. Foi casada com um brasileiro e tem duas filhas Raquel, de 6 anos, e Alana, de 4 anos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tina Calamba 💎 (@tinacalamba)

Mas o que é Samakaka?

Segundo o perfil AngolaSpots, do Facebook, trata-se do tecido tradicional dos Muíla, povos do Sul de Angola. Caracteriza-se pelas cores vermelho, branco, amarelo, preto ou branco e preto com símbolos geométricos. "Esta fabricação levou a distinção de sociedades e grupos etários (…) por meio da cor e estampas", explica o texto do perfil. Segundo a publicação, a produção dos panos é executada por mulheres e crianças, mas não é exclusivamente interna. O produto é usado também como sustento do grupo - com a venda - na obtenção de produtos não cultiváveis, como é o caso do povo Muíla - oriundo da província da Huíla - que produz manufaturadamente o pano Samakaka.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tina Calamba 💎 (@tinacalamba)

Cada cor usada no Samakaka possui um significado especial. O perfil Casa das Kapulanas, de São Paulo, distribuidora de tecidos africanos, publicou uma explicação com o significado. "Além de lindo, esse tecido carrega uma história de um povo que batalha todos os dias pelo seu lugar ao sol sem perder a esperança de que tudo vai dar certo no final", afirnou a publicação. Confira:

VERMELHO: representa o SANGUE derramado nas guerras.

PRETO: representa o LUTO por aqueles que se foram.

AMARELO: representa a ESPERANÇA de dias melhores.

BRANCO: representa a PAZ que o povo angolano tanto busca.

Elas no Tapete Vermelho
Compartilhar

Fontes de referência

  1. relax roulette
  2. como fazer aposta de jogo de futebol
  3. novibet license

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade