jogo da loto online-BBB24: equipe de Maycon Cosmer se pronuncia após falas capacitistas do brother
jogo da loto online
Participante foi capacitista ao sugerir apelidar prótese do atleta paralímpico Vinícius Rodriguesjogo da loto online de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Nesta terça-feira, 9, equipe de Maycon Cosmer, de 35 anos, participante do BBB24, da Globo, enviou uma nota à imprensa lamentando as falas capacitistas do cozinheiro, conhecido como "tia da cozinha",jogo da loto onlineseu primeiro dia na casa.
"Acreditamos que Maycon terá a oportunidade de refletir suas falas e ações e perceber que pode evoluir e aprimorar seu desempenho pessoal. Estamos aqui para apoiá-lo nesse processo de crescimento, compreendendo que todos enfrentamos desafios e temos oportunidades para aprender e melhorar", diz a nota.
A nota, no entanto, não cita especificamente as falas capacitistas que o brother teve na casa, algo que está sendo criticado pelos internautas.
Equipe de Maycon publica nota nas redes sociais do participante:
“Como equipe da administração do perfil do Brother, lamentamos sinceramente pelo ocorrido.” #BBB24 pic.twitter.com/S6CRKEWbaT
— Tracklist (@tracklist) January 10, 2024
Maycon está sendo acusado de capacitismo nas redes sociais após escolher Vinícius Rodrigues, atleta paralímpico, para percorrer o pequeno circuito da prova do líder e proferir uma série de comentários nada agradáveis para o atleta.
Vinícius precisou tirar a prótese para continuar a dinâmica sem dificuldades. "Bora brincar, Vini?", disse Maycon. "Sobe de boa isso aí (a escada), Vinicius. A cara dele fechada, de mal já. Ele falou que queria correr hoje", completou.
Em outro momento, Maycon sugeriu apelidar a prótese de Vinícius, a chamando de "cotinho". ""Nós vamos colocar um apelido, um nome no cotinho hein", disse na ocasião. O atleta ficou visivelmente desconfortável e não respondeu ao cozinheiro.
Crime
No Brasil, o capacitismo é crime, previsto no artigo 88 da Lei nº 13.146/2015, ou Lei Brasileira de Inclusão, que define o crime como "praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoajogo da loto onlinerazão dejogo da loto onlinedeficiência". A pena é de um a três anos de prisão e multa.