bet7k saque demora quanto tempo-Cinema negro de animação: representatividade para todas as idades
bet7k saque demora quanto tempo
Especialista comenta como filmes feitos com técnicas de animação podem conter mensagens mais profundasbet7k saque demora quanto tempo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
"O audiovisual é um instrumento para traçar novos afetos, novas narrativas e perspectivas", afirma Edileuza Penha de Souza, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora, atriz, roteirista e diretora, Edileuza faz parte de um gruo de negros e negras que pensam e fazem cinema de animação. São filmesbet7k saque demora quanto tempostop motion, desenho gráfico, à mão livre e diversas outras técnicas que servem como meio para mostrar a cultura afro-brasileira para um público diverso.
Autora dos livros Negritude, Cinema e Educação, volumes 1, 2 e 3, Edileuza é uma grande entuziasta do cinema negro como objeto de trabalho na educação básica. Nestes fascículos ela mostra como professores de várias áreas do conhecimento podem usar o cinema negrobet7k saque demora quanto temposala de aula. Ela ressalta que o cinema negro de animação é uma forma de colocarbet7k saque demora quanto tempoprática a Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
A especialista mostra que, desde sempre, os cinemas protagonizados por pessoas negras ou por personagens negros eram feitos por pessoas brancas. Como é o caso do longa-metragem Soul, da Pixar, por exemplo. Já os filmes negros, feitos por pessoas negras, como é o caso das produções da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), grupo que surgebet7k saque demora quanto tempo2016 e hoje são mais de mil associados, demonstram que a estética negra pode ter um lugar de destaque no audiovisual nacional e internacional.
"O cinema branco nunca precisou ser intitulado como branco, ele sempre foi branco e ponto final. O diretor, o roteirista, a equipe e a história são brancos e é apenas cinema. Quando a gente [povo negro] está fazendo cinema, vem um monte de adjetivos para a linguagem e a estética que nos deixa de fora desse lugar", diz Edileuza, que também compôs o hall de pesquisadores entrevistados pelo podcast 'Dazumana: a ciência sem jaleco', realizado por Juliana Mendes e Leyberson Pedroza.
Histórias negras na animação
O curta de animação "Òpárá de Òsùn: quando tudo cria", cuja direção é de Pâmela Peregrino, conta a história da Orixá das águas doces, que no Candomblé é Òsùn a deusa da fertilidade. Já o curta "Mãe dos netos", de Isabel Noronha e Vivian Altman, é narrado por Vovó Elisa, personagem central. Ela conta a história de como Francisco, seu único filho, e suas oito mulheres morrerambet7k saque demora quanto tempodecorrência do HIV/Aids, deixando sobbet7k saque demora quanto temporesponsabilidade 14 netos.
Ambas as animações foram feitasbet7k saque demora quanto tempostop motion com massinha de modelar e trazem questões profundas que vão muito além de um imaginário infantil. A cultura negra está presente na raiz de cada uma delas e as histórias refletem a complexidade das narrativas afro centradas.
Em Òpárá de Òsùn, o processo de produção do curta-metragem de animação envolveu a comunidade Barroca,bet7k saque demora quanto tempoPaulo Afonso, através de oficinas de contação de história dos Orixá e oficinas de técnicas de animação. O roteiro foi elaborado de maneira participativa com o Terreiro de Candomblé Abassà da Deusa Oxum de Idjemim para homenagear a Òsùm Òpárá.
O cenário é vivido no sertão do Rio São Francisco, conhecido pelos povos Indígenas como Opará - rio que corre para o mar ou grande fio d´água, e quebet7k saque demora quanto tempoyorubá significa, espaço de criação, onde tudo nasce. O Projeto foi financiado pelo Calendário de Artes da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
"Opará de Oxum mostra que todos têm responsabilidade com aquela produção. A animação teve a participação de indígenas e foi filmado dentro de um terreiro. Quando Pamela junta todos esses elementos, demonstra que o filme é algo feitobet7k saque demora quanto tempocoletivo" diz a especialista.
E complementa: "Nesta obra, todos na ficha técnica são chamados de autores e co-autores porque é impossível pensar cinema como algo singular. Dar uma devolutiva, fazer uma mostra nas comunidades e envolver a comunidade no processo é o mínimo que se faz por quem está doando o que é mais precioso: as suas memórias".
Animação como instrumento de mudança
Mãe dos Netos foi produzidobet7k saque demora quanto tempoMoçambique pela FDC (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade). O documentário retrata uma história real, um problema social, cultural, econômico e político ao descrever a morte e a desintegração familiar por conta do HIV e a Aids. Ao mesmo tempo, ele narra o apoio mútuo que opera na família Muchanga.
"Eu não tenho dúvida que o audiovisual é um instrumento que pode trazer novos olhares, como este de desmistificar o HIV e a Aids e mostrar todo um contexto social inserido. Há uma avó que acolhe e que está preocupada com o futuro dos seus netos. Ela diz: 'E quando eu morrer, quem vai cuidar deles?'", ressalta Edileuza Penha.
Com esses exemplos, Penha expõe que as animações como um todo não são produções cinematográficas apenas para o público infantil, mas atinge um local de afeto de todas as pessoas e mais profundamente as pessoas negras.
"A primeira questão a pensar é que a animação negra tem esse papel politico social e afetivo de contar histórias, estamos falando de histórias protagonizados por personagens negros e como essa história possibilitam criar outro imaginário, mais posivito sobre si", diz Edileuza.
Ela afirma, ainda, que quando os filmes são utilizadosbet7k saque demora quanto temposalas de aulas ebet7k saque demora quanto temposeminários, as crianças e adolescentes têm uma resposta positiva e podem, inclusive, passar a se assumir como pessoas pertencentes ao candomblé, diminuindo estigmas, discriminações e preconceitos.
Leia mais: Confira dez produções audiovisuais com protagonismo negro para crianças