placard aposta na desportiva-Gavião Kyikatejê: conheça o primeiro time de futebol indígena do Brasil com treinador cacique
placard aposta na desportiva
Equipe é formada por jogadores de diferentes etnias, incluindo categorias masculinas e femininasplacard aposta na desportiva de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Criadoplacard aposta na desportiva2009, o Gavião Kyikatejê é o primeiro time profissional de futebol indígena do Brasil. O clube foi fundado por Pepkrakte Jakukreikapiti, conhecido também como Zeca Gavião, que segue como treinador e é cacique do povo Kyikatejê-Gavião.
Os treinos acontecem no município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará. Segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o time profissional masculino disputa a terceira divisão do Campeonato Paraense, além de contar com as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Há também um time feminino.
“O início dependeu muito da força de vontade, da insistência e da coragem”, disse Zeca Gavião,placard aposta na desportivaentrevista à Agência Pará,placard aposta na desportiva2014. Uma década depois, o time segue representando a comunidade, Recentemente, participou da Copa 2 de Julho Sub-15 2024.
Zeca Gavião, inclusive, é o primeiro treinador indígena a se formarplacard aposta na desportivaum curso superior de futebol no Brasil. O técnico, 56 anos, se graduouplacard aposta na desportivauma universidade de Joinville, Santa Catarina,placard aposta na desportiva2022.
A partir do diploma, o desejo dele é capacitar indígenas para poderem ser árbitros, fisioterapeutas, preparadores físicos e treinadores. “Temos que nos preparar como atletas e observar o futebol moderno. É por isso que eu fuiplacard aposta na desportivabusca desse conhecimento, para implantar no meu povo”, destacou à Globo, na época.
O treinador sonhaplacard aposta na desportivaverplacard aposta na desportivaequipe disputando competições nacionais como a Copa Verde (na região norte e centro-oeste) e a Copa do Brasil, com um elenco inteiramente indígena e quilombola.
Em campo, o uniforme do time faz alusão às pinturas corporais indígenas e o escudo traz um formato que simboliza a ponta de uma flecha.