Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

bwin withdrawal-Morte por agressão é 41% maior para idosos negros do que para não negros, aponta Atlas da Violência

bwin withdrawal

De 2011 a 2021, houve uma queda na taxa de óbitos por agressão, mas a redução foi racialmente desigual
11 dez 2023 - 15h37
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
É a primeira vez que a publicação insere informações sobre violência contra idosos
É a primeira vez que a publicação insere informações sobre violência contra idosos
Foto: Alma Preta

bwin withdrawal de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A taxa de mortalidade de idosos negros por agressão foi de 16,6 por 100 mil habitantesbwin withdrawal2021, 41% mais elevada do que para não negros (soma de amarelos, brancos e indígenas), que foi de 9 mortes por 100 mil. A informação é do estudo Atlas da Violência 2023, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que considera "negros" a soma de pretos e pardos.

É a primeira vez que a publicação insere informações sobre violência contra idosos. Segundo o próprio relatório, o tema teve destaque "porque o Brasil caminha a passos largos no processo de transição demográfica, rumo ao envelhecimento da população". O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 10,9% dos brasileiros já são idosos, com 65 anos ou mais.

O Atlas da Violência traz um panorama de 2011 a 2021 e mostra que houve uma redução desigual na taxa de óbitos por agressão nesse período. Para os homens idosos negros, a queda foi de 23,4%; para os não-negros, foi de 40,2%.

O mesmo é observadobwin withdrawalrelação às mulheres idosas. Houve um decréscimo de 19,8% da taxa de óbitos por agressão para as idosas pretas e pardas, e de 28,1% para as não negras.

https://public.flourish.studio/visualisation/16100068/ Nas linhasbwin withdrawalque os números estão ocultos, passe o mouse para ver o valor.

Os dados sobre internação por agressãobwin withdrawal2021 são semelhantes. A partir da base de internações do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS), o Atlas observou que as taxas de idosos negros são 2,2 vezes maiores que o de não negros.

https://public.flourish.studio/visualisation/16100287/

No caso dos homens, foram 14,9 internações por 100 mil habitantes para os negros e 6,5 para os não negros. Já entre as idosas, esses indicadores foram de 4,3 para as negras e 1,9 para as não negras.

Desigualdade além dos assassinatos

Considerando todas as causas de morte, o Atlas da Violência observa que as mulheres

morrem mais tarde do que os homens, e os não negros, mais tarde do que os negros.

https://public.flourish.studio/visualisation/16101790/

"A raça explica 58,7% deste diferencial, e o sexo, os restantes 41,3%. Esta diferença diminuiu entre 2019 e 2021, uma vez que era de 12,9 anos no primeiro ano. Esta redução foi, nabwin withdrawalmaior parte, devida à redução nos diferenciais por raça", explica o relatório.

Além dos assassinatos e outros tipos de violência, o menor acesso à saúde está entre as causas dessa diferença, aponta estudo do Cebrap "Envelhecimento e Desigualdades Raciais", publicadobwin withdrawaloutubro.

Em artigo publicado na Alma Preta Jornalismo em maio, Regina Lúcia dos Santos e Milton Barbosa, do Movimento Negro Unificado (MNU), refletem sobre o impacto do racismo no direito de envelhecer bem.

"Deve ser uma pauta forte e séria do movimento negro nos próximos tempos a luta por direitos e políticas públicas para uma velhice segura para a população negra como um todo", afirmam os militantes, já idosos, no texto.

Leia o Atlas da Violência 2023 completo aqui.

O post Morte por agressão é 41% maior para idosos negros do que para não negros, aponta Atlas da Violência apareceu primeirobwin withdrawalAlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar

Fontes de referência

  1. betgol 777 bet
  2. até que horas se pode jogar na loteria online
  3. casas de apostas com saque rapido

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade