aposta placar copa do mundo-Prêmio Nobel da Paz vai para ativista iraniana Narges Mohammadi
aposta placar copa do mundo
Atualmente, ela está presa e condenada a mais de 30 anos de cárcere com pena de 154 chibatadasaposta placar copa do mundo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A ativista iraniana Narges Mohammadi venceu o Prêmio Nobel da Paz 2023, anunciado nesta sexta-feira (6). Ela está presa e foi condenada a mais de 30 anos de cárcere com pena de 154 chibatadas.
Mohammadi, de 51 anos, vem liderando a luta histórica das mulheres no Irã contra a opressão do atual regime teocrático, que começou após a morte da jovem Mahsa Amini, presa por "uso incorreto" do véu islâmico obrigatório no país
A luta da ativista é ainda mais antiga. Engenheira e também colunista de jornais de vanguarda, Mohammadi, há mais de uma década, é uma das principais defensoras dos direitos das mulheres e da abolição da pena de morte no Irã, um dos países que mais utiliza esse método de punição. Já foi presa seis vezes.
Mesmo na prisão, Mohammadi é atualmente vice-diretora do Centro de Defensores dos Direitos Humanos do Irã, organização não governamental liderada por Shirin Ebadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Pazaposta placar copa do mundo2003.
Sua vitória este ano é também um reconhecimento do Comitê do Prêmio Nobel à luta de mulheres pelo mundo, disse a presidente do Comitê do Nobel, Berit Reiss-Andersen, que fez o anúncio do prêmio.
Mohammadi é a 19ª mulher vencedora do Nobel da Paz, que tem 122 anos de existência. A última mulher premiada havia sido a jornalista filipina Maria Ressa,aposta placar copa do mundo2021.
"Narges é uma defensora dos direitos humanos e uma pessoa que luta pela liberdade. Nós queremos apoiaraposta placar copa do mundoluta corajosa e reconhecer milhares de pessoas que se manifestaram contra o regime teocrático de repressão e discriminação que tem como alvo as mulheres no Irã, justificou o Comitê Norueguês, entidade que outorga os prêmios Nobel da Paz.
2/3 Life. She supports women's struggle for the right to live full and dignified lives. This struggle across Iran has been met with persecution, imprisonment, torture and even death. #nobelpeaceprize #Nargesmohammadi
— Nobel Peace Center (@NobelPeaceOslo) October 6, 2023