Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

brasino777 com-Rosa Weber e Janja defendem maior participação de mulheres no poder

brasino777 com

Elas foram agraciadas com o diploma Bertha Lutz, no Senado
8 mar 2023 - 12h05
(atualizado às 12h10)
Compartilhar
Exibir comentários

brasino777 com de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

No Dia Intencional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), o Senado homenageou sete mulheres que contribuíram de forma relevante à defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil. Elas foram agraciadas no plenário da Casa, com o Diploma Bertha Lutz.

Uma delas foi a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Em seu discurso, ela disse que condutas e atos discriminatórios detectados no espaço forense indicam que nem o Poder Judiciário,brasino777 comseus campos de atuação, está imune à cultura de subjugar e desqualificar a mulher. Segundo ela, a sociedade brasileira vê, nos dias atuais, a violência contra a mulher recrudescer de forma alarmante.

“Por isso, reafirmar o direito das mulheres à igualdade de tratamento e de acesso aos espaços decisórios públicos como forma de luta contra a discriminação de gênero não se trata de projeto realizado, mas sim de projetobrasino777 compermanente construção. Em sociedade marcada pelo machismo estrutural, edificaram-se as estruturas procedimentais e de tomada de decisão de modo a não considerar a mulher como um ator político institucional relevante no projeto democrático constitucional”.

Também agraciada, a primeira-dama do país, a socióloga Janja da Silva, falou sobre a importância da presença de mulheresbrasino777 comespaços de poder:

“Quero dizer que o meu compromisso com o aumento da representação das mulheres na política é permanente, faz parte do meu dia a dia. Acredito que precisamos cada vez mais institucionalizar nossa presença nos espaços de poder e garantir que existam e sejam cumpridas as regras de paridade”.

Ainda na tribuna do Senado, Janja se comprometeu a ser aliada incondicional de primeira hora nas ações contra a violência de gênero na política: “a questão da violência contra a mulher é inadmissível. É inacreditável o número que hoje temos no nosso Brasil. Precisamos dar um basta. Parem de matar nossas mulheres! Nenhuma de nós com medo, todas nós na política”.

A lista de homenageadas desta edição teve ainda a cientista política e especialistabrasino777 comsegurança pública e política de drogas, Ilona Szabó de Carvalho; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; e a jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Nilza Valéria Zacarias.

In memoriam

Na edição deste ano, foram agraciadas postumamente outras duas brasileiras: Clara Filipa Camarão e a jornalista Glória Maria. Clara foi uma indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas no século XVII,brasino777 comPernambuco. O nome dela está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria,brasino777 comBrasília.

Já Glória Maria é considerada um ícone do jornalismo brasileiro. Atuou na TV Globo desde a década de 1970 e se tornou reconhecida pelas reportagens especiais e cobertura de fatos históricos no Brasil e no Mundo. Ela morreubrasino777 comfevereiro de 2023, vítima de câncer.

Bertha Lutz

Desde que foi criado,brasino777 com2001, o Diploma Bertha Lutz é entregue a pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher ou que tenham participado no enfrentamento das questões de gênero no Brasilbrasino777 comqualquer área de atuação,brasino777 comdefesa de uma sociedade mais plural e justa.

Bertha foi uma bióloga, advogada paulista e uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX. Aprovadabrasino777 comconcurso para pesquisadora e professora do Museu Nacional,brasino777 com1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil.

Teve contato com o movimento feminista ao estudar na Europa. No retorno ao Brasil, fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF). Uma das principais bandeiras levantadas por Bertha Lutz na época era garantir às mulheres o direito de votar e de serem votadas. Isso só ocorreubrasino777 com3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte. Ela faleceubrasino777 com1976, no Rio de Janeiro.

Segundo Rosa Weber, a sociedade brasileira vê, nos dias atuais, a violência contra a mulher recrudescer de forma alarmante
Segundo Rosa Weber, a sociedade brasileira vê, nos dias atuais, a violência contra a mulher recrudescer de forma alarmante
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar

Fontes de referência

  1. estrela bet sul
  2. apostas online
  3. como excluir conta do betboo

    1. TAGS
Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade