Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

bwin zambia-A pressão de Bolsonaro e parlamentares para ajudar a Igreja Universalbwin zambiaAngola

bwin zambia

Igreja de Edir Macedo mobilizou o governo e o Congressobwin zambiabusca de apoio para superar disputa entre grupos no país africano; presidente pediu ao colega angolano proteção aos brasileiros e comissão de parlamentares viajará para acompanhar o caso in loco.
17 jul 2020 - 17h21
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Igreja Universal do Reino de Deus iniciou suas operaçõesbwin zambiaAngolabwin zambia1992 e tem mais de 230 templos no país
Igreja Universal do Reino de Deus iniciou suas operaçõesbwin zambiaAngolabwin zambia1992 e tem mais de 230 templos no país
Foto: Divulgação/IURD / BBC News Brasil

bwin zambia de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo Edir Macedo, pressionou o governo brasileiro e usoubwin zambiainfluência no Congresso nas últimas semanasbwin zambiabusca de apoio político para tentar solucionar os conflitosbwin zambiaAngola envolvendo a direção brasileira da denominação e religiosos locais.

Em junho, bispos e pastores da Universal no país romperam com a cúpula da igreja, assumiram o controle dos templos e expulsaram os colegas brasileiros.

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o embaixador do Brasilbwin zambiaAngola, Paulino Franco de Carvalho Neto, e representantes do Congresso têm assumido posiçõesbwin zambiadefesa da Universal.

A igreja afirma que pastores brasileiros foram agredidos e colocados para fora de suas casas, e 65 de seus missionários no país estariam sofrendo ameaças.

Por outro lado, os angolanos acusaram a direção brasileira da IURD -bwin zambiaum manifesto assinado por 320 bispos e pastores - de supostos crimes como evasão de divisas, expatriação ilícita de capital, racismo, discriminação, abuso de autoridade e imposição da prática de vasectomia aos pastores.

Os rebelados dizem totalizar 362 dos 464 pastoresbwin zambiaatividadebwin zambiaAngola - enquanto a Universal afirma que seriam "ex-seguidores" - e afirmam ter o controle de 220 dos cerca de 300 templos da igreja no país.

A IURD diz que 30 templos foram tomados. Em uma nota, a igreja definiu os opositores da direção brasileira como um grupo de religiosos "desvinculados da instituição por práticas e desvio de condutas morais e,bwin zambiaalguns casos, criminosas e contrárias aos princípios cristãos exigidos de um ministro de culto".

Bolsonaro enviou uma carta, na segunda-feira (13/07), ao seu colega presidente de Angola, João Lourenço, manifestando preocupação com os acontecimentos no país e pedindo o aumento de proteção aos brasileiros.

"Meu apelo a Vossa Excelência é para que, sem prejuízo dos trâmites judiciais, com seu tempo próprio, se aumente a proteção de membros da IURD, a fim de garantirbwin zambiaintegridade física e material e a restituição de propriedades e moradias, enquanto prosseguem as deliberações nas instâncias pertinentes", reivindicou Bolsonaro.

O deputado federal e filho do presidente Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou a carta no Twitter, reforçando o pedido.

Uma comissão de senadores e deputados brasileiros deverá visitar Angola no início do próximo mês para pedir ao governo local que seja garantida no país a "reciprocidade de tratamento" a cidadãos brasileiros, tal como os angolanos usufruem no Brasil.

bwin zambia

Viagem de parlamentares

O senador Major Olímpio (PSL-SP), membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, entende que os direitos de brasileiros ligados à igreja estariam sendo desrespeitados.

Um pedido do senador para o envio de parlamentares brasileiros a Angola para checar a situação foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, na quinta-feira.

A visita deverá ocorrer na segunda semana de agosto, porque no momento não é permitida a entrada no país, devido à pandemia do coronavírus.

Além do Major Olímpio, Nelsinho Trad (PSD-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES) também apresentaram requerimentos no Senado sugerindo a formação da comissão para apurar "a grave situação da Igreja Universal do Reino de Deus que sofre perseguição religiosa" e os supostos atos de violência contra pastores brasileiros.

Os parlamentares pediram ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que requisite um avião da Força Aérea Brasileira para viabilizar a missão.

A Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hojebwin zambiamais de 95 países
A Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hojebwin zambiamais de 95 países
Foto: Alan Santos/PR / BBC News Brasil

A Universal saiubwin zambiabusca de apoio político e passou a denunciar nos veículos de comunicação de seu grupo que estaria sendo vítima de perseguição, depois que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Polícia Nacional de Angola iniciou, na sexta-feira (10), ações de busca e apreensãobwin zambiaresidências de bispos e pastores, escritórios e templos religiosos da instituiçãobwin zambiaAngola.

A polícia local cumpria determinação judicial. Os policiais apreenderam computadores, câmeras de segurança, livros contábeis e documentos bancários.

Um processo-crime foi aberto na polícia de Angola para investigar as denúncias de pastores angolanos,bwin zambianovembro de 2019, quando começaram os protestos de religiosos locais contra a direção da IURD.

O caso foi encaminhado à Procuradoria Geral da República angolana e, daí, seguirá para um tribunal. As duas partes ainda devem ser chamadas a depor.

Reação no Brasil

A TV Record, ligada à Universal, exibiu dezenas de depoimentosbwin zambiaapoio à igreja, vindos de políticos de vários partidos e de empresários como Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

Bispos e pastores da Universal também estão pedindo aos fiéis, nos templos do Brasil e de todo o mundo, para enviarem cartas e mensagens de protestos ao presidente de Angola, João Lourenço, e ao embaixador do país no Brasil, Nelson Manuel Cosme.

Bolsonaro enviou carta ao presidente de Angola manifestando preocupação: 'Aumente a proteção de membros da IURD'
Bolsonaro enviou carta ao presidente de Angola manifestando preocupação: 'Aumente a proteção de membros da IURD'
Foto: Reuters/Adriano Machado/Agência Brasil / BBC News Brasil

As autoridades angolanas não têm se manifestado sobre as investigações no país envolvendo a Universal.

Mas a TV Pública Angolana (TPA) exibiu reportagens ressaltando o bom relacionamento e a amizade entre os povos dos dois países. Mostrou, entre outros, o depoimento de Camila Silveira, diretora da Câmara de Comércio Brasil Angola.

"Os dois países têm uma sincronia no comércio, na amizade entre os povos. Existe uma união completa e perfeita", garantiu.

Em reportagens da TPA, pastores angolanos que se opõem à direção brasileira da IURD têm tido espaço para expor suas queixas e protestos. Por isso, a emissora foi criticada pelo responsável pela Universal no país, o bispo brasileiro Honorilton Gonçalves.

Um advogado e analista político angolano, Hélder Chihuto, questionou nas redes sociais a participação de Bolsonaro e parlamentares brasileirosbwin zambiauma "questão interna de caráter institucional" de Angola.

O advogado lembrou que a Igreja Universalbwin zambiaAngola é uma instituição "de direito angolano" e está submetida às leis do país. Para ele, a pressão "viola o princípio internacional de não ingerência entre os Estados".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar

Fontes de referência

  1. bonus primeiro deposito 1xbet
  2. https grátis pixbet com
  3. bet365 lançamento

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade