Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

reg poker-Entenda os motivos que levaram a Justiça a conceder liberdade a Sérgio Cabral

reg poker

Ex-governador do Rio foi condenado a mais de 400 anos de prisão
10 fev 2023 - 10h59
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Sérgio Cabral
Sérgio Cabral
Foto: Giuliano Gomes / PR Press/Estadão

reg poker de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

A decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) de conceder liberdade ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que estavareg pokerprisão domiciliar, se baseoureg pokerdois pontos essenciais: tempo e risco.

De acordo com o entendimento do TRF2, a manutenção da prisão domiciliar de Cabral era "excessivareg pokerrazão do extenso lapso temporalreg pokerque tramita a presente ação penal, sem trânsitoreg pokerjulgado da condenação". Trânsitoreg pokerjulgado é quando não há mais possibilidade de recurso dentro de uma ação judicial.

Cabral ficou preso por seis anos - de novembro de 2016 a dezembro do ano passado, quando foi para prisão domiciliar. Acusado de liderar um esquema de propinas, o ex-governador do Rio foi condenado a mais de 400 anos de prisãoreg pokermais de 20 processos diferentes. Em todos os casos ainda cabe a possibilidade de recurso.

Cabral, vale lembrar, foi o último político preso da Operação Lava Jato a deixar a prisãoreg pokerregime fechado.

"Risco à ordem pública"

Além do "extenso lapso temporal" mencionado na decisão, outro ponto que levou ao entendimento do tribunal foi o fato de, segundo a corte, Cabral não apresentar "risco à ordem pública".

"A posição majoritária da Primeira Seção Especializada é que não persistem, na atualidade, os motivos que levaram à decretação da prisão preventiva do réu, que não oferece mais risco à ordem pública e à instrução da ação penal, já concluída".

Medidas cautelares

Ainda que livre, Sérgio Cabral ainda precisará cumprir algumas medidas cautelares impostas pela Justiça, como o uso de tornozeleira eletrônica. O ex-governador também não poderá deixar o Brasil e precisa se apresentar à corte todo mês.

Em nota, a defesa de Cabral celebrou o entendimento do tribunal. "Reconhecimento pela Justiça da ausência de motivos e do extenso e absurdo lapso temporal da prisão do ex-governador", afirmoureg pokernota. 

Trajetória

Cabral foi governador do Rio de Janeiro por dois mandatos, entre 2007 e 2014, depois de atuar como deputado e senador.

Foto de arquivo de Sérgio Cabral
Foto de arquivo de Sérgio Cabral
Foto: Fábio Motta/Estadão - 26/3/2019 / Estadão

Ele era um importante aliado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comandou o Estadoreg pokergrandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, além de ter atuado ativamente na campanha do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016. Muitas obras para os grandes eventos teriam sido usadas para desvios de recursos e corrupção, de acordo com denúncias do Ministério Público.

Cabral foi acusado de liderar a organização criminosa que contava com participação de empreitara, políticos, empresários e membros dos demais Poderes. Depois de negar inicialmente os crimes, o ex-governador confessou alguns dos atos ilícitos e esquemas no Estadoreg pokerdepoimentos à Justiça. (*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar

Fontes de referência

  1. apostar em jogos de futebol gratis
  2. me mostre os gols da copa do mundo de 2024
  3. 12bet

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade