Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

klantenservice bwin-Lei Orgânica das PMs: veja o que muda com o projeto que vai à sanção de Lula

klantenservice bwin

Projeto aprovado nesta terça pelo Senado modifica questões centrais da carreira militar e já tem perspectiva de veto parcial do presidente
8 nov 2023 - 19h11
(atualizadoklantenservice bwin10/11/2023 às 13h32)
Compartilhar
Exibir comentários

klantenservice bwin de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Senado aprovou nesta terça-feira, 7, o projeto que estabelece a Lei Orgânica das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros. O texto, que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revoga um decreto de 1969, publicado durante a ditadura militar no Brasil, que rege até hoje o funcionamento das polícias militares e dos corpos de bombeiros.

O projeto de lei foi apresentado há mais de duas décadas. Foi protocolado na Câmara em 2001 e é de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A proposta ficou parada e foi aprovada na Casa no dia 14 de dezembro de 2022, sob relatoria do deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Entenda as polêmicas da nova Lei das PMs que o Congresso aprovou com o apoio do governo Lula

Contarato também enumera outros itens, como a possibilidade de nomeação de peritos ad hoc (escolhidos para um ato específico), a possibilidade da criação de uma ouvidoria federal independente das ouvidorias dos Estados, a criação de oficiais temporários e a possibilidade de permuta entre as polícias de Estados diferentes sem anuência dos governadores.

Veja a seguir o que mudará com a nova Lei Orgânica das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros:

klantenservice bwin

Manifestações político-partidárias

Um dos pontos mais sensíveis da nova Lei Orgânica é sobre a vida político-partidária dos militares da ativa. Além de proibir que eles tenham filiação, a legislação aprovada nesta terça restringe qualquer manifestação de tom político.

O texto proíbe policiais e bombeiros militares de participarem, "ainda que no horário de folga, de manifestações coletivas de caráter político-partidário ou reivindicatórias, portando arma ou fardado" e veda manifestações públicas, inclusiveklantenservice bwinredes sociais, a respeito de "matéria de natureza político-partidária". Isso não vale para quem está na reserva.

Proteção aos direitos humanos

Na nova Lei Orgânica, a proteção aos direitos humanos - tanto os constitucionais quanto os que estão previstos nos tratados internacionais que o Brasil assina - passa a ser um dos princípios institucionais das PMs, previsto no artigo terceiro da norma.

Cota para mulheres

Os próximos concursos para ingresso nas polícias militares e nos bombeiros terão que ter, no mínimo, 20% de mulheres. Na nova lei, esse percentual precisa ser observado no preenchimento das vagas, e não no edital. Contarato diz que esse percentual "não é um teto, é um mínimo" e tem por objetivo uniformizar a tratativa que as polícias dos Estados têmklantenservice bwinrelação ao ingresso de mulheres.

No último dia 27, o concurso para policiais militares do Distrito Federal foi suspenso pelo ministro Cristiano Zanin, do STF, por causa da cota para mulheres. O edital previa que houvesse no máximo 10% de mulheres aprovadas. O certame só continuou depois que a regra foi alterada, para que os 10% fossem o mínimo.

Assistência jurídica e atendimento prioritário

Se forem acionados na Justiça por causa de infrações que decorram do exercício da função, membros das polícias militares terão direito à "assistência jurídica perante qualquer juízo ou tribunal". O funcionamento disso terá que ser detalhado nas leis estaduais. As PMs podem criar seu próprio quadro jurídico ou estabelecer convênios com outras entidades públicas ou privadas.

De acordo com a nova Lei Orgânica, se forem vítimas, os PMs terão preferência de atendimento no Ministério Público, na Defensoria Pública, no Poder Judiciário e nos órgãos de perícia criminal.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. seleção de futebol dos estados unidos
  2. dados de cassino
  3. aposta de jogos bet365

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade