Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

blaze pixbet-MPF pede investigação contra deputados diplomados por incitação a atos antidemocráticos

blaze pixbet

André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) teriam publicado postagensblaze pixbetredes sociais antes e durante os atos
11 jan 2023 - 20h02
(atualizado às 20h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Polícia tenta conter bolsonaristas que acabaram invadindo o Planalto no dia 8 de janeiro
Polícia tenta conter bolsonaristas que acabaram invadindo o Planalto no dia 8 de janeiro
Foto: Wilton Junior / Estadão / Estadão

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquéritos contra três deputados já diplomados, mas ainda não empossados, para que seja apurada a suposta prática de incitação aos atos de vandalismo e depredação das sedes dos Três Poderes e de tentativa violenta de abolir o Estado Democrático de Direito

O pedido do MPF cita os deputados diplomados André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP), que teriam publicado postagensblaze pixbetredes sociais antes e durante os atos violentos e antidemocráticos de domingo. 

Para o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, designado para atuar nos procedimentos relacionados a atos antidemocráticos, as publicações dos parlamentares apoiando as invasões e conclamando os atos constituiu incitamento e estimulou a prática de crimes, como o de impedir o livre exercício de Poderes constitucionais.

"A estrutura normativa do crime de incitação ao crime de impedir ou restringir o livre exercício dos três Poderes da União, ao nível dos seus pressupostos típicos objetivos, está toda preenchida, sendo desnecessária a demonstração de nexo causal entre o conteúdo da postagem e a situação perigosa que efetivamente conduziu à lesão do bem jurídico tutelado", argumenta o subprocurador-geral no pedido.

Em vídeo postado no Instagram, a deputada Clarissa Tércio incentivou os atos de invasão e vandalismo.

"Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo povo está aquiblaze pixbetcima. Isso vai ficar para a história, a história dos meus netos, dos meus bisnetos", disse a deputada na publicação.

Já o deputado André Fernandes, afirmoublaze pixbetvídeo e comentário publicados no dia 6 de janeiro no Twitter, antes das invasões, que haveria o primeiro ato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de semana que viria. Já depois do episódio de depredação, o parlamentar publicou foto da porta do gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes, vandalizada pelos invasores.

A deputada Silvia Waiãpi divulgou vídeo das invasões do domingo no Instagram, com legendas que incentivavam os atos.

"Povo toma a Esplanada dos Ministérios nesse domingo! Tomada de poder pelo povo brasileiro insatisfeito com o governo vermelho", publicou.

Segundo o MPF, a pena para incitação à prática de crime é de 3 a 6 meses de detenção e multa, e a pena para o crime de tentar abolir o Estado Democrático de Direito pode chegar a 8 anos de reclusão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Fontes de referência

  1. bancas que dao bonus no cadastro
  2. pixbet cashout
  3. casino online gratis roulette

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade