sports elephantbet-Quem é Luiz Fernando Corrêa, indicado de Lula para comandar a Abin
sports elephantbet
Ex-diretor-geral da Polícia Federal é conhecido de longa data dos governos petistas; especialistasports elephantbetsegurança pública e no combate ao crime organizado, foi acusado pelo MPF por desvio de dinheiro público na organização dos Jogos Pan-Americanos do Riosports elephantbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Nesta sexta-feira, 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou um novo nome para comandar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin): o ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa. Antes de assumir, ele terá de passar por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e ter seu nome aprovado no colegiado e no plenário da Casa.
Graduadosports elephantbetDireito pela Fundação Universidade do Rio Grande e formado pela Academia Nacional de Polícia, Corrêa é considerado um homem de confiança do presidente Lula. Ele já atuou como secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça durante o primeiro mandato do petista entre novembro de 2003 até agosto de 2007.
No primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT),sports elephantbet2007, Corrêa assumiu a diretoria-geral da Polícia Federal, onde ficou até 2011, atuando na investigação de esquemas de corrupção. Um dos episódios emblemáticos foi a Operação Satiagraha, de 2008, que investigou desvio de verba pública e lavagem de dinheiro e resultou na prisão de políticos, empresários, doleiros, diretores de banco e investidores; dentre eles o banqueiro Daniel Dantas. Na época, a investigação foi criticada por membros do Poder Judiciário e do governo por supostos excessos.
Corrêa também atuou como diretor de segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, grupo criadosports elephantbet2009 para organizar o evento no Brasil. Asports elephantbetatuação no grupo, entretanto, durou pouco tempo. Ele deixou o cargo após revelação, no final de dezembro de 2011, que ele era alvo de uma ação de improbidade do Ministério Público Federalsports elephantbetBrasília por suspeitas de irregularidades nos Jogos Pan-Americanos do Rio, realizadosports elephantbet2007.
Na acusação do Ministério Público Federal, Corrêa, que ocupava o posto de secretário Nacional de Segurança Pública à época dos jogos , e outros cinco citados, sendo quatro empresas, foram cobrados a devolver aos cofres públicos R$ 17,9 milhões por terem contratado de um consórcio, sem licitação, equipamentos de informática para ações de inteligência do evento. Na época, ele afirmou estar confiante nasports elephantbetabsolvição e que tinha intenções de buscar uma reparação por danos morais após as acusações. A ação acabou arquivada, e ele voltou para o cargo.
Especialistasports elephantbetsegurança pública e no combate ao crime organizado, Corrêa também outras experiências na área além dos cargos no Executivo federal. Foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (1996 a 2001) e delegado regional de polícia da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal (2001 a 2003).
sports elephantbet
Cenário da AbinA nomeação de Corrêa chegasports elephantbetum momento de "desmilitarização" da Abin pelo governo Lula. Após o fracasso na antecipação e monitoramento das invasões do dia 8 de janeiro, o presidente optou por reformular o órgãosports elephantbetuma tentativa de "limpar" os serviços de inteligência e segurança institucional de militares ainda fiéis a Jair Bolsonaro.
Além da demissão e exoneraçãosports elephantbetmassa, o presidente Lula transferiu a Abin para a Casa Civil, pasta diretamente ligada à Presidência da República e comandada por um dos ministros mais próximos do chefe do Executivo, Rui Costa. O órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência estava anteriormente sob comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), único ministério comandado por um militar na Esplanada, o general Gonçalves Dias. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 2, no Diário Oficial da União (DOU).
A mudança era esperada. A estratégia do governo é desmilitarizar a Abin, após o fracasso na antecipação e monitoramento das invasões do dia 8 de janeiro, e reformular o órgãosports elephantbetuma tentativa de "limpar" os serviços de inteligência e segurança institucional de militares ainda fiéis a Jair Bolsonaro. Titular do GSI na gestão passada, o general Augusto Heleno era um dos ministros mais próximos do ex-presidente.