sites para apostar 1 real-STJ fecha lista para Lula nomear 3 ministros da Corte; saiba quem ainda está no páreo
sites para apostar 1 real
Duas vagas serão escolhidas entre Carlos Von Adamek (SP), José Afrânio Vilela (MG), Elton Leme (RJ), e Teodoro Santos (CE). Outra vaga vai ser decidida entre Luiz Cláudio Allemand (ES), Daniela Teixeira (DF) e Otávio Rodrigues Junior (CE)sites para apostar 1 real de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
BRASÍLIA - Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiram nesta quarta-feira, 23, sete nomes que vão disputar três vagas para a Corte. A lista será submetida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe indicar quais serão os indicados.
O STJ fechou duas listas: uma com quatro nomes para disputar duas vagas de ministro na corte reservadas a desembargadores estaduais; uma segunda lista tríplice para outra vaga de ministro destinada a representante da advocacia.
Com a votação feita na Corte, saíram derrotados candidatos dos ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do senador Jaques Wagner (PT-BA) e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). Após a escolha de Lula, os indicados serão submetidos a sabatina e voto no Senado.
Na lista quádrupla formada por desembargadores, o primeiro nome definido foi Carlos Von Adamek (19 votos), de São Paulo, que era apoiado pelo ministro Dias Toffoli, do STF, e também possui frequente interlocução com ministros do STJ por ter ocupado diferentes cargos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Outros dos 56 candidatos não tiveram o mínimo de 17 votos para passar nessa peneira inicial. Por isso, houve segundo turno de votação,sites para apostar 1 realque foram escolhidos José Afrânio Vilela, de Minas Gerais, com 26 votos, apoiado principalmente pelo ministro João Otávio Noronha e pela bancada mineira na corta, e Elton Leme, do Rio de Janeiro, com 20 votos, apoiado pelo ministro Luís Felipe Salomão, do STJ, e por outros ministros do Rio de Janeiro.
Na terceira e última repescagem, entrou Teodoro Santos, do Ceará, com 17 votos, apoiado principalmente pelo ministro Raul Araújo, do STJ. Nessa votação de desembargadores, ficousites para apostar 1 realsexto lugar o desembargador Maurício Kertzman, da Bahia, com 9 votos. Ele teve o apoio de Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e de Rui Costa (PT-BA), ministro-chefe da Casa Civil.
Quando foi governador da Bahia, Wagner nomeou Kertzman para vaga de desembargador, reservada à advocacia, no Tribunal de Justiça da Bahia, e ajudou Kertzman a ser nomeado pela presidência da República para dois mandatos no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Como o Estadão revelou, Kertzman era um dos favoritos mesmo investigado criminalmente no próprio STJ. Ele foi indiciado pela Polícia Federal pela suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Esse inquérito estásites para apostar 1 realandamento na própria corte, por suspeitas investigadas na Operação Faroeste, que apura esquemas de corrupção na grilagem e venda de terras na Bahia. Outros quatro candidatos também estavam no páreo mesmo com acusações recentes de falhas disciplinares; um deles foi até condenado neste ano no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A votação da magistratura também representou uma derrota para Moraes, que apoiava seu antigo assessor de gabinete, Airton Vieira. Ele só teve seis votos dos 30 ministros-votantes.
Na votação para a única vagasites para apostar 1 realaberto na advocacia, o mais votado foi Luiz Cláudio Allemand, do Espírito Santo, com 22 votos, apoiado pelo governador Renato Casagrande (PSB-ES). Na sequência vieram empatados, com 20 votos, Daniela Teixeira, do Distrito Federal, apoiada principalmente pelo PT e pelo Grupo Prerrogativas, formado por advogados próximos ao governo Lula, e Otávio Rodrigues Júnior, do Ceará, também apoiado por Toffoli.
Nessa vaga para advogados, Pacheco tinha se empenhado pessoalmente na busca de apoio para o seu ex-assessor Luís Cláudio Chaves, de Minas Gerais, mas ele ficousites para apostar 1 realquarto lugar, com 11 votos.
As listas de candidatos ao STJ chegam a Lula depois de meses de lobby e articulações, mas a disputa dos candidatos fica ainda mais partidária agora, com a busca por padrinhos no entorno do presidente e com peregrinações dos candidatos para mostrar seus dotes e compromissos.