casa de aposta estrela bet-Tentativa de invasão, veículos incendiados: entenda o ataque de bolsonaristas no DF
casa de aposta estrela bet
Grupo incendiou veículos e tentou invadir a sede da PFcasa de aposta estrela betBrasília após prisão de indígenacasa de aposta estrela bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A noite de segunda-feira, 12, foi marcada por cenas de violência e depredação por parte de manifestantes bolsonaristas. O grupo incendiou veículos e tentou invadir a sede da Polícia Federal (PF)casa de aposta estrela betBrasília, após a prisão de um líder indígena apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Militantes vestido de verde e amarelo agiramcasa de aposta estrela betdiversas localidades da capital federal, comocasa de aposta estrela betshoppings, postos de combustível e também próximo ao hotel onde o presidente e o vice-presidente diplomados, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), estão hospedados.
Segundo informações do Estadão, pelo menos dois ônibus - um deles no Eixo Monumental, a principal via pública da capital federal - e vários carros foram incendiados.
Apoiadores de Bolsonaro tentaram invadir prédio da PF. No Setor Hoteleiro Norte,casa de aposta estrela betBrasília, ruas interditadas, shoppings fechados. Manifestantes atearam fogocasa de aposta estrela betcarros e PM responde com bombas de efeito moral e gás de pimenta pic.twitter.com/F00DqhpWyw
— Anna Carolina Papp (@annacarolpapp) December 13, 2022
Clientes e funcionários de estabelecimentos comerciais ficaram sitiados, enquanto a polícia dispersava os apoiadores com bomba de efeito moral e spray pimenta.
Setor hoteleiro Norte de Brasília com ruas interditadas. Barulho de tiro e fumaça de gás de pimenta. PM na rua com grupos de bolsonaristas espalhados e gritando contra a ação da polícia. Tocaram fogocasa de aposta estrela betum carro de uma pessoa que estava fazendo compras num shopping. pic.twitter.com/o9RLu4iBTy
— Francisco Leali (@fleali) December 13, 2022
Em um dos pontos, bolsonaristas colocaram botijões de gás próximos a um carrocasa de aposta estrela betchamas.
Atenção. Bolsonaristas espalharam botijões de gás próximos a carrocasa de aposta estrela betchamascasa de aposta estrela betBrasília. Na foto que fiz abaixo é possível contar 6 botijões. Imaginem o estrago. 👇🏽 pic.twitter.com/SKAAq9Q6pU
— Felipe Frazão (@felipefrazao_) December 13, 2022
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou que as forças de segurança reforçaram a atuação,casa de aposta estrela bettoda área central da capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e de eventuais incêndios.
Por que bolsonaristas atacaram
O mandado de prisão temporária do líder indígena José Acácio Serere Xavante foi o estopim para a onda de violência. A ordem foi decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), por indícios de crimes e manifestações antidemocráticas.
Segundo a Suprema Corte, Serere Xavante se utiliza da posição de cacique para arregimentar aliados com o objetivo de cometer crimes. Ainda nas palavras do STF: "mediante ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito e de ministros do STF".
O STF afirma que a prisão se fundamentouna necessidade de "garantia da ordem pública", diante da suposta prática dos crimes de "ameaça", "perseguição" e "abolição violenta do Estado democrático de direito".
#NotíciaSTF O ministro Alexandre de Moraes acolheu pedido da PGR e decretou a prisão temporária, pelo prazo de 10 dias, do indígena José Acácio Serere Xavante, por indícios da prática de crimescasa de aposta estrela betatos antidemocráticos. (1/3)
— STF (@STF_oficial) December 13, 2022
Diplomação de Lula
As manifestações antidemocráticas ocorreram horas após a diplomação de Lula e Alckmin no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde de segunda-feira, 12.
Para proteger o presidente e vice-presidente diplomados, a Polícia Federal e a Tropa de Choque da Polícia Militar cercaram o hotel onde tanto Lula quanto Alckmin estão hospedados na capital federal. Na hora do tumulto, Lula postou no Twitter um trecho de seu discurso na diplomação.
Para quem passou o que eu passei nesses últimos anos, estar aqui é a prova que Deus existe e da sabedoria do povo. Muito obrigado por me elegerem mais uma vez presidente do Brasil.
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/b9eQ5jR2pM
— Lula (@LulaOficial) December 13, 2022
"A ordem é prender"
Em reação aos atos da noite, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que determinou às forças de segurança que prendessem todos os bolsonaristas que estão fazendo depredações e outros atos de vandalismo. "A ordem é prender", afirmou o governador ao Estadão.
Outras autoridades também repercutiram as cenas de violência. O atual ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que "tudo será apurado e esclarecido".
Nada justifica as cenas lamentáveis que vimos no centro de Brasília. A Capital Federal tradicionalmente é palco de manifestações pacíficas e ordeiras. E seguirá sendo!
Agradeço o empenho da @secsegurancadf e do @Gov_DF , por todo apoio à @policiafederal . Tudo será apurado.
— Anderson Torres (@andersongtorres) December 13, 2022
Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou de "absurdos" os atos de "vandalismo", que, de acordo com ele, foram "feitos por uma minoria raivosa".
"As forças públicas de segurança devem agir para reprimir a violência injustificada com intuito de restabelecer a ordem e a tranquilidade de que todos nós precisamos para levar o país adiante", escreveu.
Absurdos os atos de vandalismo registrados nesta noite,casa de aposta estrela betBrasília, feitos por uma minoria raivosa. A depredação de bens públicos e privados, assim como o bloqueio de vias, só servem para acirrar o cenário de intolerância que impregnou parte da campanha eleitoral que se encerrou
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) December 13, 2022
* Com informações do Estadão Conteúdo