Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

betnacional deposito-Toffoli arquiva pedido para investigar Bolsonaro por incitação ao crime

betnacional deposito

Um dos pedidos foi apresentado à Corte após o assassinato do tesoureiro do PTbetnacional depositoFoz do Iguaçu morto a tiros por bolsonarista
21 dez 2022 - 20h10
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários
A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Supremo arquivasse a notícia-crimebetnacional depositoquestão, argumentando que não há 'nexo causal' entre a morte de Guaranho e a conduta do presidente
A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Supremo arquivasse a notícia-crimebetnacional depositoquestão, argumentando que não há 'nexo causal' entre a morte de Guaranho e a conduta do presidente
Foto: Carolina Antunes/PR

betnacional deposito de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, extinguiu duas notícias-crimesbetnacional depositoque parlamentares da oposição pediam a abertura de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro por supostos crimes de incitação e apologia ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, violência política além de interferência na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Um dos pedidos foi apresentado à Corte máxima após o assassinato do tesoureiro do PTbetnacional depositoFoz do Iguaçu Marcelo Arruda, morto a tiros pelo agente penitenciário bolsonarista Jorge Guaranho.

Ao Supremo Tribunal Federal, os parlamentares da oposição elencaram condutas e pronunciamentos de Bolsonaro que, embetnacional depositoavaliação, implicariambetnacional depositoincitação ao crime. Uma das declarações citadas foi proferida por Bolsonaro, durante a campanha de 2018, sobre 'fuzilar a petralhada'.

A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Supremo arquivasse a notícia-crimebetnacional depositoquestão, argumentando que não há 'nexo causal' entre a morte de Guaranho e a conduta do presidente. "Episódios de violência lamentavelmente já ocorreram de um lado e de outro, mas a responsabilidade pelas condutas não pode ser arrastada para quem personaliza uma candidatura e não concorreu para os delitos", sustentou o órgão.

Toffoli acolheu o parecer da PGR, apontando que 'em respeito ao sistema acusatório', não há como o Judiciário 'substituir' o Ministério Público Federal e 'exercer juízo valorativo sobre fatos alegadamente criminosos, atribuição exclusiva' do órgão.

"Em suma: se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento", ressaltou.

Já o outro pedido de investigação extinto por Toffoli foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para que fosse apurada suposta interferência de Bolsonaro na Agência Brasileira de Inteligência 'a fim de atuarbetnacional depositodefesa de seus familiares,betnacional depositoevidente desvio de função'.

Ao analisar a petição, Toffoli apontou que Randolfe não tem 'legitimidade' para pleitear as medidas de investigação criminal ao Supremo. O ministro destacou que tais diligências requerem pedido específico da autoridade policial ou do Ministério Público, 'justamente após juízo de elementos mínimos a indicar a possível ocorrência dos crimes'.

"Em suma, os fatos narrados ebetnacional depositoeventual apuração devem ser apresentados perante a autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte e não diretamente aqui, por falecer ao Supremo Tribunal Federal - como ao Poder Judiciáriobetnacional depositogeral -, a atribuição de investigar e de acusar, típicas tarefas dos órgãos de persecução penal sob pena de afronta ao princípio da imparcialidade judicial e ao sistema penal acusatório", anotou.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. casa de apostas presidente do brasil
  2. jogo gratuito que ganha dinheiro
  3. betpix365 limite de saque

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade