betsson futebol-TSE condena Nikolas, Carla Zambelli, Eduardo e Flávio Bolsonaro por fake news sobre Lula
betsson futebol
Vídeo compartilhado por parlamentares bolsonaristas nas redes sociais associou presidente a aborto, censura, fechamento de igrejas e defesa de drogasbetsson futebol de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou nesta quinta-feira, 11, os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por divulgarem um vídeo com informações falsas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
O valor da multa ainda não foi definido. Os parlamentares podem entrar com recurso para tentar reverter a condenação.
O vídeo foi gravado por Nikolas Ferreira e compartilhado pelos demais. O deputado associou Lula ao aborto, censura, fechamento de igrejas e defesa das drogas.
"Quando seu filho chegarbetsson futebolcasa com os olhos vermelhos de tanta droga, dá um sorriso e faz o L. Quando matarem alguém que você ama, fica frio e faz o L. Quando receber o contracheque com desconto de contribuição sindical, fica tranquilo e ó, faz o L. Quando você não puder mais expressarbetsson futebolopinião nas redes sociais, fica de boa e faz o L. Quando seu país for novamente saqueado para patrocinar ditaduras genocidas, faz o L. Quando seu salário não for mais suficiente para alimentar seus filhos, olhe para eles passando fome e faz o L. Quando as igrejas forem fechadas, padres forem perseguidos e proibirem de professar abetsson futebolprópria fé, faz o L", afirmou o deputado no vídeo.
O TSE entendeu que a manifestação ultrapassou os limites da liberdade de expressão. Formaram a maioria os ministros Sérgio Banhos, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach.
O ministro Raúl Araújo, relator do processo, já havia determinado a remoção do vídeo, ainda durante a campanha, mas não chegou a multar os parlamentares.
A defesa de Lula recorreu, alegando que a responsabilização é importante para desestimular a divulgação de fake news. "Seria inócuo, inoportuno, que aqueles que se utilizam de estratégias tão vis para manipular o debate eleitoral pudessem sair impunes, tendo como única e exclusiva reprimenda uma retirada de conteúdo do ar", defendeu o advogado Miguel Novaes.
O advogado Thiago Rocha falou que nome dos bolsonaristas e negou que o conteúdo do vídeo seja falso. "O caso não trata de alegações sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas. Trata de uma defesa, ainda quebetsson futeboltom ácido, como historicamente permitido por essa Corte, a pautas que claramente são contrárias aos representados", defendeu.