bahia e chapecoense palpite-Imunidade natural de rebanho é impossível, diz médica vetada
bahia e chapecoense palpite
Luana Araújo também criticou discussão sobre tratamento precocebahia e chapecoense palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A médica infectologista Luana Araújo, que ficou apenas 10 dias no comando da secretaria de combate à pandemia do Ministério da Saúde, disse à CPI da Covid nesta quarta-feira, 2, que é "impossível" atingir uma imunidade de rebanho natural contra a doença, como defende o presidente Jair Bolsonaro.
Além disso, ela criticou a discussão sobre supostos tratamentos precoces contra o novo coronavírus, política também promovida pelo governo federal.
Araújo chegou a ser nomeada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o cargo de secretária extraordinária de enfrentamento à Covid, mas, após 10 dias atuando na função, ela descobriu que a nomeação não seria efetivada.
Em seu depoimento à CPI no Senado, a infectologista disse ter recebido a notícia diretamente de Queiroga. "O ministro, com toda a hombridade que ele teve ao fazer o convite, me chamou e disse que lamentava, mas que a minha nomeação não sairia, que meu nome não teria sido aprovado", afirmou Araújo.
No entanto, a médica disse não saber por quebahia e chapecoense palpiteindicação seria barrada. "Eu simplesmente fui comunicada de que, infelizmente, essa nomeação não sairia. Agradeci profundamente pela oportunidade de servir ao meu país, peguei minhas coisas e voltei para Belo Horizonte", contou.
Críticas
Questionada sobre a tese governista de que seria possível alcançar uma "imunidade natural de rebanho" contra o Sars-CoV-2, Araújo lembrou que este é um vírus de RNA, material genético que favorece o surgimento de mutações e variantes.
"É muito esperado que vírus com basebahia e chapecoense palpitematerial genético de RNA sofram mutações claras ao longo do tempo. [...] Isso para explicar que uma imunidade de rebanho natural dentro do Sars-CoV-2 e da doença covid-19 é impossível de ser atingida, não é uma estratégia inteligente", declarou a infectologista.
Segundo ela, a única forma de alcançar imunidade coletiva contra a Covid é por meio da vacinação, que induz "uma resposta muito mais sólida" do que a infecção natural, e "em um período mais curto".
"E a gente atinge a imunidade de rebanho com a vacinação sem sofrimento. Eu não posso imputar sofrimento e morte a uma população simplesmente pensandobahia e chapecoense palpiteatingir uma imunidade de rebanho. Isso não existe, não tem lógica", acrescentou.
Araújo ainda disse não ter discutido sobre tratamento precoce com Queirogabahia e chapecoense palpiteseu curto período no governo, mas criticou esse tipo de política. "Somos absolutamente a favor de uma terapia precoce que exista. Quando ela não existe, não pode se tornar uma política de saúde pública", declarou.
Em seguida, a médica afirmou que a discussão sobre tratamentos precoces é "delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente".
"Ainda estamos aqui discutindo uma coisa que não tem cabimento. É como se a gente estivesse escolhendo de que borda da terra plana a gente vai pular. Não tem lógica", disse.
A infectologista também ressaltou que, se fosse convidada novamente para o mesmo cargo, "provavelmente não" aceitaria.
Assista também: