Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

greenbets io-Evasão escolar tem aumento de 171% com a pandemia

greenbets io

Dados do IBGE indicam que 244 mil de 6 a 14 anos não estavam matriculados no 2º trimestre, um efeito direto da pandemia
2 dez 2021 - 18h07
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Sala de aula vazia
Sala de aula vazia
Foto: Agência Brasil / Estadão

greenbets io de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O Brasil registrou aumento no número de crianças e adolescentes fora da escola neste ano: 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre - uma alta de 171,1%greenbets iorelação ao mesmo período de 2019. Esses são os primeiros dados sobre os efeitos da pandemia na Educação brasileira e mostram que, além de dificuldades de garantir aprendizagem durante o ensino remoto, o Brasil também enfrenta problemasgreenbets iodar acesso à educação.

Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram tabulados pelo movimento Todos pela Educação. Segundo a pesquisa, o Brasil recuougreenbets iorelação à universalização do atendimento escolar para crianças e adolescentes. O porcentual de crianças e jovens de 6 a 14 anos matriculados no ensino fundamental ou médio ficougreenbets io96,2%, o menor valor desde 2012. Em 2019, o índice era de 98%.

Novos dados, relativos aos últimos meses de 2021, devem ser publicadosgreenbets iobreve, mas a expectativa não é de melhora. "Com o fechamento prolongado das escolas no Brasil, houve um distanciamento grande entre crianças, jovens e suas escolas. Isso cria desengajamento e consequentemente leva algumas crianças e jovens, principalmente os mais pobres, a sair da escola", explica Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais do Todos pela Educação.

No ano passado, o IBGE estimava que 4,9 milhões de crianças não recebiam lições escolaresgreenbets iomeio à pandemia. O aumento da pobreza no Brasil também faz com que crianças e jovens tenham de ajudar financeiramentegreenbets iocasa - o que os afasta das escolas.

Questões locais

Agora, mesmo com a reabertura das escolas, gestores locais sentem dificuldadesgreenbets iotrazer todos para a sala de aula. Até a mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou prejudicada pela pressão externa para que os jovens ajudem a colocar comidagreenbets iocasa - o número de inscritos este ano caiu quase pela metade.

"O número de pessoas de baixa renda aumentou. No retorno 100% presencial, parte dos alunos não veio por falta do dinheiro para o transporte", disse o secretário estadual da Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques. O Estado prevê ações para resgatar o vínculo, como oferta de aulas com cursos profissionalizantes.

Na Bahia, um dos efeitos da pandemia foram os pedidos dos adolescentes para a troca de turno - eles querem estudar à noite, para dar conta de outras tarefas durante o dia "Percebemos que os estudantes passaram a ter outras atividades econômicas", diz Rainer Guimarães, superintendente de gestão da Informação Educacional na Bahia. O Estado ainda não tem balanço de queda nas matrículas.

Sem vínculo com a educação, o risco é de que essas crianças não completem os estudos e fiquem ainda mais vulneráveis a outros problemas, como violência e a insegurança alimentar. Para Corrêa, será preciso identificar crianças que saíram do sistema educacional e ir atrás das famílias - a chamada busca ativa. O segundo passo é garantir a matrícula e outras condições de acesso e permanência, como o transporte e até ajuda financeira para que as famílias consigam deixar os filhos na escola.

Atrasos

Os dados do IBGE também apontam para outro desafio: aumento de crianças e jovens que, embora estejam matriculados, ficaram atrasados na trajetória escolar. Neste ano, o Brasil teve crescimento de estudantes de 6 a 14 anos matriculados na pré-escola, uma etapa voltada para crianças de 4 e 5 anos. Também houve aumento de jovens de 15 a 17 anos ainda no fundamental.

Estadão
Compartilhar

Fontes de referência

  1. csgo site de aposta
  2. alternativ bet
  3. casino online estados unidos

Publicidade
Publicidade
Seu Terra












Recomendado por Taboola












Publicidade
Publicidade